quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Buscando à DEUS

Não consigo imaginar como os incrédulos conseguem ter algum tipo de paz ou algo semelhante nesses dias difíceis sem a presença e a segurança de Jesus. Medo e angústia agora pairam sobre a humanidade como nuvem negra. Numa recente reunião entre os homens mais ricos do mundo, um orador disse em tom de agonia: “Todos estamos mergulhados na pior das situações. Nós mesmos a produzimos, e não sabemos como sair dela”.
Agradeço a Deus pela proximidade e intimidade de Jesus nessa hora terrível. Estou carregando todos os meus medos e cuidados ansiosos para o calmo lugar de oração, onde eu simplesmente amo Jesus. Em calma eu O adoro lá, agradecendo e submetendo todas as minhas dores, estresses e cuidados com a família a Ele. Diariamente canto aquele velho hino evangélico: “Se tranque com Deus no lugar secreto, Lá em Sua presença contemplando Sua face, Ganhando novo poder para completar a carreira... Anseio me trancar com Deus”.
Amado, Jesus vai caminhar consigo em meio aos seus problemas. Ele se rejubila em você. Você vai conseguir, querido vencedor. Que Deus o ame e conserve em Sua presença.

Sedentos por DEUS

Acho que encontramos a razão nesse verso: “Ali, virei aos filhos de Israel, para que, por minha glória, sejam santificados” (Êxodo 29:43 – itálicos meus). A palavra “santificados” quer dizer “tornados limpos”. Deus estava dizendo, “Quando você Me adorar, Eu lhe encontrarei e darei a Minha presença; e quando você estiver na Minha presença revelarei a Minha glória a ti. Ela o elevará acima de quaisquer circunstâncias”.
Então, onde podemos encontrar essa revelação de Cristo? A encontramos unicamente quando oramos confiando na Palavra de Deus. Paulo diz que ao permitirmos que as escrituras reflitam a nós uma revelação progressiva de Jesus, somos transformados de glória em glória: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito” (2 Coríntios 3:18).
Essa revelação da glória de Deus fornecerá um poder guardador para as nossas vidas: “A glória tudo cobrirá e será um abrigo... refúgio” (Isaías 4:5 – itálicos meus). Em outras palavras, a Sua glória conservará nossa mente nas coisas do alto nos piores momentos.
O que Deus está dizendo aqui é que devemos gastar nosso tempo buscando conhecer o Seu Filho; devemos pesquisar a Palavra e nos dedicar diariamente à oração. Então, ao permanecermos em Sua presença, os nossos olhos começarão a se abrir para a Sua glória Está toda revelada em Cristo. Jesus é a revelação completa do Seu amor, graça, misericórdia e terna bondade.
Ao continuamente refletir essa revelação e manter a comunhão com Ele, você se tornará mais e mais como Jesus. E ao ver o quão amoroso e misericordioso Ele é consigo, você confiará nEle mais e mais em relação aos cuidados que Ele tem em meio às suas lutas. A Sua Palavra deixa claro: “Quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele” (2 Crônicas 16:9). Busque-O de todo o seu coração e deseje Sua presença em sua vida diária. Então você conhecerá e experimentará a Sua incrível glória.

Contemplando a Glória

A glória do Senhor não apareceu em alguma nuvem luminosa ou numa demonstração de poder capaz de tremer o chão. Antes, Deus expressou a Sua glória numa revelação simples de Sua natureza: “E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado” (34:6-7). Você está vendo? A glória de Deus foi uma revelação de Sua bondade, misericórdia, amor e compaixão.
Alguém pode dizer, “Mas e a incrível experiência dos discípulos no monte da Transfiguração? Aquilo não foi manifestação da glória de Deus? Houve uma luz fortíssima e a milagrosa aparição de Moisés e de Elias”.
Naquele incrível momento a glória de Deus não estava em Moisés, Elias ou mesmo na luz espetacular; pelo contrário, a Sua radiante glória estava em Jesus: “E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz... e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi” (Mateus 17:2,5-6 – itálicos meus).
Aqui está a glória de Deus personificada em Cristo. Jesus é a revelação de tudo que Deus disse ser a Moisés: benevolente, misericordioso, longânimo, abundante em bondade e verdade, mantenedor de misericórdia para milhares, perdoador da iniquidade e da transgressão do pecado. No monte da Transfiguração Deus revelou um retrato vivo de Sua própria glória. “Tudo está materializado em Meu Filho”.
Já ouvi cristãos dizendo, “Se Deus apenas me desse uma visão dos horrores do inferno, eu nunca O deixaria; eu iria viver para Jesus todos os dias”. Mas uma visão assim nunca conserva alguém. Só uma visão de quem Jesus é – da Sua glória, graça e misericórdia – nos conservará santos. Sei de um homem que estava perto da morte e experimentou exatamente esse tipo de visão do inferno. Mais tarde ele jurou dedicar sua vida a Cristo. Mas em algumas semanas essa visão amedrontadora morreu, e ele voltou a seus caminhos de pecado.
Amado, Deus deseja abrir os nossos olhos para “a riqueza da glória da sua herança nos santos” (Efésios 1:18). Isso quer dizer, simplesmente, que toda a glória revelada a Moisés está incorporada no Filho de Deus. E agora Cristo nos foi dado como herança. “Em Cristo Jesus, nosso Senhor, habita corporalmente toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2:9

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Tudo é pelo ESPIRITO SANTO

Quando os israelitas estavam no deserto, Deus manifestava a Sua presença por meio de uma nuvem. Essa nuvem era a manifestação física do compromisso de Deus em ficar com o Seu povo. Ela cobria o tabernáculo dia e noite, e funcionava como guia para qualquer iniciativa; quando a nuvem se movia, eles se moviam, e quando ela parava, eles paravam. O povo nunca teve de tentar descobrir a direção ou o futuro; punham toda a sua confiança naquela visível nuvem da presença de Deus.
Hoje, a nuvem da presença de Deus paira sobre o nosso lugar secreto de oração. Ela espera todos os dias para envolvê-lo em sua paz. Ela o guiará, lhe capacitará e guardará no descanso do Senhor, dando-lhe direcionamentos para o lar, para o trabalho e para seus relacionamentos. E você pode ter comunhão com Deus em qualquer lugar, seja no ônibus indo para o trabalho ou em suas viagens. Você pode desligar todas as demais coisas e dizer, “Senhor, tenho meia hora agora, e quero falar contigo”. Esse será a sua “hora silenciosa” com Ele.
É maravilhoso ter a melhor hora do seu dia junto ao Senhor, edificando uma intimidade de consistência. Ele promete que quando você busca mais intimidade a presença dEle irrompe em sua vida promovendo a ordem divina em todo o seu derredor. Mas algo ainda maior do que isso acontecerá: a busca contínua da presença de Deus lhe levará à uma revelação da glória de Cristo.
Moisés buscou com Deus uma manifestação continuada da presença do Senhor “para que eu te conheça” (Êxodo 33:13). Eis como Deus respondeu ao Seu servo: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (33:14).
O pedido de Moisés aqui seria o suficiente para a maioria dos cristãos. Quem dentre nós não quer a paz e o descanso prometidos por Deus? O que mais poderia alguém desejar? Mesmo assim, ter a segurança da presença de Deus não foi suficiente para Moisés; ele sabia que havia mais, e clamou, “Rogo-te que me mostres a tua glória” (33:18).

Condições divinas

Veja o rei Asa. Esse homem levou o povo de Deus à uma vitória miraculosa contra um exército de um milhão de homens da Etiópia. Mais tarde ele testifica ter sido a presença de Deus que dispersou o inimigo: “Clamou Asa... Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos... porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão... O Senhor feriu os etíopes diante de Asa” (2 Crônicas 14:11-12).
Quando Asa levou seu exército triunfante de volta a Jerusalém o profeta Azarias o encontra à entrada da cidade com essa mensagem: “Ouvi-me, Asa... O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus... Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado” (15:2-4).
Eis o segredo de se conseguir e manter a presença de Deus em sua vida. O Senhor relembra a Asa em termos não imprecisos: “Asa, nunca se esqueça de como você conseguiu essa vitória; quando estava com problema, você Me buscou de todo coração e enviei Minha presença a ti. Lembre-se, foi a Minha presença que o levou à vitória”.
Quando não há a presença de Deus, tudo fica fora de ordem - sem lei, sem orientação e sem o ensino do certo. Todo mundo se torna sua própria lei, e faz como quer. É bem o retrato de muitos lares cristãos atualmente: tudo em desordem, sem paz ou descanso, cada um fazendo o que lhe agrada. O Senhor em Sua misericórdia sofre com essa desordem.
Mas não precisa ser assim. As promessas de Deus são imutáveis, e Sua palavra garante, “Pelo resto da vida, se você continuar Me buscando Eu estarei contigo. Quando clamar, serei achado por ti”.
Isso não é algum tipo de teologia complicada. Qualquer um pode ter a presença continuada de Deus se ele ou ela simplesmente O invocar em fé. Recebemos a promessa, “O Senhor... se deixará achar” (15:2). A palavra “achar” em hebraico aqui quer dizer “Sua presença vindo para capacitar, abençoar”. Em outras palavras: “Busque o Senhor de todo o coração, e Ele manifestará a Sua presença. Será o TodoPoderoso capacitando-o para se manter firme e sem medo”.

Os beneficios da Presença de DEUS

O Velho Testamento está cheio de relatos de maravilhosas bênçãos que vieram aos que tinham a presença de Deus consigo


Veja os seguintes exemplos:
  • A presença de Deus era tão evidente na vida de Abraão, que até os pagãos em torno dele reconheciam as diferenças entre suas vidas e a dele: “Abimeleque e Ficol... disseram a Abraão: Deus é contigo em tudo o que fazes”(Gênesis 21:22). Esse rei pagão estava dizendo, “Tem alguma coisa de diferente em ti, Abraão. Deus está contigo por onde vais”.
  • Deus prometeu a Josué que nenhum inimigo lhe resistiria quando Sua presença estivesse com ele: “Ninguém te poderá resistir todos os dias de tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso” (Josué 1:5-6). Quando o Espírito de Deus está presente em nós, podemos ser fortes e corajosos porque confiamos em Sua promessa de ir conosco em todos os nossos caminhos.
  • Deus disse a Gideão, “O Senhor é contigo, homem valente... Vai nessa tua força e livra Israel” (Juízes 6:12,14). A expressão “tua força” refere-se ao verso anterior: “O Senhor é contigo”. Deus está dizendo, “Gideão, há uma força em ti tão poderosa, que ela pode salvar Israel. Essa força é a Minha presença”. Apesar de Gideão se considerar covarde, Deus o chama de “homem valente”. Por que? O Senhor queria provar o que qualquer pessoa pode fazer quando Sua presença está com ela.
  • Deus fala a Isaías da promessa especial que faz àqueles que Ele ama: “Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor, teu Deus... e eu te amei... Não temas, pois, porque sou contigo” (Isaías 43:1-5 – itálicos meus). Com a paz de Deus habitando em si, você poderá atravessar qualquer incêndio, e não apenas irá sobreviver como também será guardado e protegido o tempo todo.
Esses relatos do Velho Testamento não são apenas letras mortas. Seu objetivo é encorajar-nos a confiar em Deus por Sua presença em nossas próprias vidas. Como Abraão, Josué e os demais, nós também temos um testemunho poderoso do que a presença de Deus tem feito por nós: guiado nossos passos, aberto portas, removido obstáculos, cuidados e temores.

O Poder da Presença de Deus

Essa mensagem trata do poder supremo da presença de Deus, e de como os Seus filhos podem se apoderar deste poder. As escrituras fornecem infindáveis exemplos de como a presença do Senhor fortalece o Seu povo para viver para Ele. Um dos exemplos mais poderosos é a vida de Moisés.
Moisés estava convencido de que sem a presença de Deus em sua vida seria inútil tentar qualquer coisa; ao falar face à face com o Senhor ele declara ousadamente, “Se a tua presença não vai comigo, não nos faça subir deste lugar” (Êxodo 33:15). Ele estava dizendo, “Senhor, se Tu não estiver conosco, não conseguiremos o nosso objetivo. Não daremos um passo a menos que tenhamos certeza da Tua presença”.
Moisés sabia que era a presença de Deus dentre eles que os diferenciava de todas as outras nações. O mesmo é verdade em relação ao povo de Deus hoje; a única coisa que nos diferencia dos incrédulos é a presença de Deus “conosco”, guiando-nos, levando-nos, operando a Sua vontade em nós e através de nós. A Sua presença afasta o medo e a perplexidade.
A atitude de Moisés era assim, “Nós operamos sob um único princípio. A única maneira de sermos guiados ou governados, de batalharmos e sobrevivermos nos dias atuais é ter a presença de Deus conosco. Quando a Sua presença está em nosso meio ninguém pode nos destruir; mas sem Ele somos frágeis - reduzidos a nada. Que todos os países do mundo confiem em seus poderosos exércitos, em seus carros de ferro e em seus bravos soldados – nós confiaremos na manifesta presença do Senhor”.
Deus respondeu à ousada declaração de Moisés: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (33:14). Em hebraico a palavra “descanso” aqui quer dizer “confiança confortadora e serena”. Deus estava dizendo, “Não importa que tipo de lutas ou provações enfrente, você sempre estará capacitado para achar descanso calmo e confiante em Mim”.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O FINAL ESPETACULAR




"Deus deve gostar do espetacular. Ele espalha tintas pelo céu noturno e cria a beleza que vemos. Transforma o mar em cristal para refletir as cores fortes e maravilhosas do Seu trono. Ele constrói ruas de ouro em lugar de asfalto. Ele chama o vento com um toque do relâmpago e os sons do trovão para servir como Sua orquestra. Ele tem mais galáxias do que qualquer computador pode contar. Mas as coisas mais espetaculares que Ele criou foram os dias e o coração humano. Em seguida, Ele começou a planejar o final espetacular do que chamamos de tempo.
Era 14 de junho de 1975. Murray e Roslyn Hughes, oito e seis anos espectivamente, estavam nos bancos de trás do avião, descalços e com os cintos de segurança. De repente o avião caiu numa parte distante na Austrália. Eles não se machucaram, mas seu pai ficou inconsciente no banco do piloto, e sua mãe ficou presa na cabine. Murray não conseguia esquecer o desespero na voz de sua mãe quando gritou: "Pegue Roslyn e vão buscar socorro! Não parem para nada". As crianças não conseguiram achar os sapatos e por isso foram embora sem eles. Durante 12 horas, eles caminharam descalços por aquelas encostas cheias de cobras, sem olhar para trás, pensando apenas em seus pais feridos e sangrando lá no alto, naquela floresta coberta pelo nevoeiro. Por várias vezes, eles oraram: "Oh, Deus, dá-nos coragem"!
Um fazendeiro os avistou num pasto, a onze quilômetros dos destroços. Ele disse: "Eram apenas bebês. Eu mal pude acreditar quando os vi por lá. Estavam tremendo de frio, suas roupas estavam em farrapos. E estavam muito arranhados e seus pés sangrando. A garotinha foi corajosa", disse o fazendeiro, "agarrada a uma bolsinha com uma escova e um pente dentro. O menino aproximou-se e me disse para conseguir socorro para sua mãe e seu pai. Ele é o garoto mais valente que eu já conheci. Seus pés estavam muito cortados, mas ele não quis descansar. Ele só tinha um pensamento na cabeça: obter ajuda para os seus pais".
O organizador do grupo de resgate disse: "Vocês podem pensar que 12 horas não é muito tempo, mas esse é um dos territórios mais difíceis que existe. A floresta é densa e o mato é cheio de cobras mortíferas e aranhas venenosas. Não creio que aquelas duas crianças poderiam resistr por mais tempo lá".
Roslyn falou sobre seu sofrimento. Ela disse: "Mamãe nos disse para sermos valentes e buscarmos socorro". O nevoeiro era forte e não conseguíamos ver para onde estávamos indo. As árvores tinham grandes raízes acima da terra e eu ficava tropeçando nelas. O terreno era acidentado. Mamãe tinha dito para tirarmos os sapatos no avião para ficarmos mais confortáveis, assim quando o avião caiu não conseguimos encontrá-los. Os pés doíam quando andávamos por lá. Havia pedras ásperas e machucavam os meus dedos". E continuou: "Estávamos muito assustados. Ouvíamos bichos rastejando ao nosso redor. Uma vez, ouvimos esse ruído muito alto num mato bem perto da gente. Eu gritei. Murray foi bem valente. Ele me abraçou e me disse: 'não se preocupe, não vou deixar que nada lhe aconteça".
Murray disse: "Eu também estava muito assustado, mas não queria que Roslyn soubesse. Fiquei pensando na mamãe e no papai e como tínhamos que obter ajuda. Eu nunca havia andando tanto. A pior parte, é claro, foi estarmos sem sapatos. De vez em quando, Roslyn parava e chorava. Às vezes, eu a deixava se deitar um pouquinho." O grupo de resgate chegou tarde e Murray lamentou: "Eu gostaria de poder dizer à minha mãe e meu pai que tentamos o máximo".
Que semelhança com o que Jesus fez! As pessoas que Ele criou, num planeta também feito por Ele, estavam em perigo. Sem ajuda, não iriam sobreviver. E Ele disse: "Eu vou, Pai". E o Pai disse: "Vá, Filho. E não pare por nada!" Ele deixou sua coroa para trás e não parou para nada. Ele só conseguia pensar em encontrar socorro, achar um meio de salvar você e eu. Várias vezes, Ele orou: "Pai, Me dê
coragem"! E assim, Ele veio para Belém!
Quando tinha 12 anos, visitou o magnífico templo e lá, pela primeira vez, viu os sacerdotes ofertando cordeiros inocentes no altar. Ele ficou fascinado com o que viu. Havia alguma coisa misteriosa sobre aquilo tudo. Alguma coisa que parecia estar ligada à Sua própria vida. Aí, de repente, entendeu: Ele próprio iria ser o cordeiro; Ele próprio iria ser o sacrifício inocente pelos pecados dos homens; Ele próprio era o caminho para salvar a humanidade perdida. Por isso, Ele teve que vir! E assim Ele seguiu até o Calvário.
Ele só conseguia pensar nos homens e mulheres que estavam perdidos. Ele tinha que prosseguir, pois Ele era o cordeiro. Agora, temos uma opção quanto ao final da história. Pode terminar com você e eu mortos na cabine de um avião destroçado ou pode terminar no resgate mais espetacular de todos os tempos, se quisermos. E quando tudo terminar, quando o último homem tiver feito sua escolha, e quando milhões tiverem escolhido afundarem com este planeta, pareço ouvir o Salvador dizendo: "Pai, Eu gostaria de poder dizer a eles que tentei o máximo".
É possível que estejamos confusos sobre o que é realmente espetacular. A cruz do Calvário é o evento mais espetacular de todos os tempos. Ela é a incrível prova de Deus perante o tribunal do Universo. É seu irrefutável argumento às acusações daqueles que disseram que Jesus não se importava com a humanidade.
Se você quer o espetacular, não terá que esperar muito. Deus logo lhe dará algo assim. Deus está deixando Satanás fazer seus milagres primeiro. Depois Deus fará os dEle. E os de Satanás, em comparação aos de Deus, vão parecer truques bobos!
Não existem palavras para descrever o dia em que Deus assumir tudo. Nossos potentes megatons vão parecer pipocas quando Deus tomar os assuntos da Terra em Suas mãos. E Satanás só poderá ficar de lado assistindo, impotente, maravilhado, e, é claro, apavorado!
O anjo caído pode, com os seus brinquedos, parar alguns motores, mas Deus pode parar a História! Satanás pode fazer as bússolas girarem, mas Deus pode desafiar a gravidade e elevar o Seu povo até o céu, levando-o para o lar! Os ÓVNIS de Satanás podem chamuscar um pedaço de terra, mas Deus pode fazer montanhas fumegarem com a Sua presença! Satanás pode trazer fogo do céu para enganar os homens, mas Deus, com fogo, pode destruir a Terra e fazê-la novamente nova. Satanás pode imprimir uma imagem misteriosa em um pedacinho de filme, mas Deus pode imprimir Sua própria imagem nos corações humanos. Satanás pode fazer a personalidade se deteriorar, mas Deus pode renovar os homens.
Vidas transformadas é o maior de todos os milagres! A vida do cristão confiante é uma constante espetacular. É uma sucessão de milagres, e o relógio de Deus é absolutamente preciso. Ele nunca se atrasa. Nenhuma emergência O pega de surpresa! Não temos que nos preocupar com o momento de Deus agir. Repetidas vezes tem sido demonstrado que Sua providência pode atuar seguramente sob circunstâncias tão precárias que o mais leve vento poderia tirar um viajante de sua rota, onde somente uma palavra não dita, um assunto aparentemente trivial negligenciado, poderiam bloquear o plano divino. Como é que eu sei? Porque tenho visto. Você não gostaria de estar assistindo ao dia em que Deus surgiu no espaço e ordenou que o mundo existisse? Ele só pronunciou a palavra e tudo passou a existir.
Gosto do modo colorido como o Dr. Shadrack Meschack Lockridge o pinta. Veja: "Apoiado sobre o nada, Ele alcançou onde nada havia para ser alcançado e pegou alguma coisa de onde nada havia para ser pego, e pendurou algo sobre o nada e ordenou que ali ficasse... Sobre o nada Ele tomou o martelo de Sua própria vontade e golpeou a bigorna de Sua onipotência e quando fagulhas saltaram, Ele as tomou na ponta de Seus dedos e as arremessou ao espaço, adornando, assim, o céu com estrelas"!
Bem, de qualquer modo que Deus tenha feito, foi espetacular sem dúvida! E houve também o dilúvio dos dias de Noé. Nada do que já experimentamos pode nos qualificar para entender o que aconteceu. Espetacular? Eu diria que sim. Água vindo das nuvens em gigantescas cataratas. Água esguichando de dentro da terra, relâmpagos rasgando o céu, montanhas subindo e caindo, vento, fogo e vulcões. Maremotos, a terra rachada, retorcida e revolvida de um modo impossível de se descrever. Um espetáculo negativo que deixou apenas oito pessoas com vida!
Você e eu podemos ter poltronas especiais no final espetacular da História: a volta de Jesus à Terra. Mas isso não seria correto porque não haverá nenhuma poltrona especial. Não haverá nenhum expectador porque todos os homens, mulheres e crianças estarão envolvidos pessoalmente, e a natureza do envolvimento depende de cada indivíduo!
Note a impressionante descrição que Ellen White fez do dia da volta de Jesus: "É a meia-noite que Deus manifesta o Seu poder para o livramento de Seu povo. O sol aparece resplandecendo em sua força. Sinais e maravilhas se seguem em rápida sucessão. Os ímpios contemplam a cena com terror e espanto, enquanto os justos vêem com solene alegria os sinais de seu livramento. Tudo na natureza parece desviado de seu curso. As correntes de água deixam de fluir. Nuvens negras e pesadas sobem e chocam-se umas nas outras. Em meio dos céus agitados, acha-se um espaço claro de glória indescritível, donde vem a glória de Deus como o som de muitas águas, dizendo: `Está feito.' Essa voz abala os céus e a terra. Há um grande terremoto, tão grande. O firmamento parece abrir-se e fechar-se. A glória do trono de Deus dir-se-ia atravessar a atmosfera. As montanhas agitam-se como a cana ao vento, e anfractuosas rochas são espalhadas por todos os lados. Há um estrondo como de uma tempestade a sobrevir. O mar é açoitado com fúria. Ouve-se o sibilar do furacão, semelhante à voz de demônios na missão de destruir. A terra inteira se levanta, dilatando-se como as ondas do mar. Sua superfície está a quebrar-se. Seu próprio fundamento parece ceder. Cadeias de montanhas estão a soçobrar. Desaparecem ilhas habitadas. Os portos marítimos que pela iniqüidade, se tornaram como Sodoma, são tragados pelas águas enfurecidas... Grandes pedras de saraiva, cada uma "do peso de um talento," estão a fazer sua obra de destruição. As mais orgulhosas cidades da Terra são derribadas... relâmpagos terríveis estalam dos céus, envolvendo a terra num lençol de chamas. Por sobre o estrondo medonho do trovão, vozes misteriosas e terríveis declaram a sorte dos ímpios... os que pouco antes eram tão descuidados, tão jactanciosos e desafiadores, acham-se agora vencidos pela consternação, e a estremecer de medo. Ouve-se o seu pranto, acima do som dos elementos. Demônios reconhecem a divindade de Cristo, e tremem diante de Seu poder, enquanto homens estão suplicando misericórdia e rastejando em abjeto terror... por uma fenda nas nuvens, fulgura uma estrela cujo brilho aumenta quadruplicadamente em contraste com as trevas. Fala de esperança e alegria aos fiéis, mas de severidade e ira aos transgressores da lei de Deus. ...Surge logo no oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do Homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e encimada pelo arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor... com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável multidão, acompanham-No em Seu avanço...nenhuma pena humana pode descrever esta cena, mente alguma mortal é apta para conceber seu esplendor." O grande conflito. Páginas 642 - 646.
Uma cena espetacular, sem palavras que a descrevam! Mas a cruz do Calvário é mais espetacular ainda do que a volta de Jesus a Terra. Sua volta a este planeta pode ser entendida. O Calvário jamais. Não inteiramente, não pelos homens, não pelos anjos, não pelos residentes dos mundos caídos.
Calvário! O dia mais trágico de toda a História. Homens pregando o Criador na cruz! Mas foi também um dia de grande júbilo. Os homens não sabiam o que estava acontecendo naquele dia, mas os anjos sabiam. Quando eles ouviram o Filho de Deus clamar da cruz "Está consumado"!, sabiam seu significado para todo o Universo. Jesus havia chegado à linha final e caído morto ao cruzá-la. Mas ele conseguiu chegar, sem pecar uma só vez. Nenhuma tentação, nenhum teste de sua fé ou de sua paciência, nenhum truque do inimigo, deixou a mais leve mancha sobre Ele. Ele foi um Salvador perfeito! Mas os homens que Ele veio salvar não quiseram ser salvos!
Que tragédia escandalosa teria sido se Murray e Roslyn tivessem enfrentado aquela escarpa traiçoeira como fizeram, e o grupo de resgate tivesse chegado até seus pais a tempo e estes lhe dissessem que não queriam ser resgatados. Depois de tudo que havia custado para tornar possível o resgate! E isso é o que alguns de nós estamos fazendo ao nosso Senhor. Ele sofreu infinitamente mais que aquelas duas crianças. Ele andou por territórios infestados de serpentes por 33 anos e foi para o lar de Seu pai com as mãos e os pés feridos pela eternidade devido à ousada tentativa de resgate.
Vamos dizer-Lhe que não queremos ser resgatados depois de tudo? Trinta e três anos! E Ele nunca voltou atrás. Às vezes, Ele estava cansado, desmaiando, tão exausto, tão esmagado por tudo que os anjos O deixaram descansar por uns momentos em seus braços. Mas Ele continuava pensando em você e em mim. E tinha que prosseguir. Ele era o Cordeiro de Deus. E tinha um compromisso com uma rude cruz nos arredores de Jerusalém. Uma cruz que deveria ter sido sua e minha! É perfeitamente seguro deixar Jesus dominar o seu coração.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Obediência em Amor

“Se vocês me amam obedecerão aos meus mandamentos.” (João 14.15)
 
Muitas pessoas declaram amar a Deus, mas será que são todas que o obedecem? As sagradas escrituras afirmam que amor sem obediência não é possível. Jesus explicou isso aos seus discípulos ao afirmar que se eles o amassem obedeceriam e guardariam os mandamentos. E ao ter essa atitude de coração temos uma revelação gloriosa: obedecendo ao Pai, Ele nos amará e juntamente com o Filho fará morada em nós (João 14.23). Pense só que bênção você e eu andando nesta Terra, cheios da presença do Deus Pai e do Deus Filho!
Entretanto, para que isso aconteça é preciso que peçamos que o amor de Deus seja derramado em nossos corações, constantemente, para sermos como o apóstolo João, explica, em sua primeira epístola: “Se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado.” (2.5). Ser aperfeiçoado é se tornar perfeito, no caso, em amar o Senhor e sua Palavra.
De Gênesis a Apocalipse Deus requer dos seus escolhidos apenas uma atitude, a de obedecer. “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou (…).” (Deuteronômio 28.1a). Essa sentença se repete diversas vezes na bíblia e é proposta a grandes homens como o rei Davi que escolheu obedecer e guardar os mandamentos do Senhor, mas também temos quem escolheu desobedecer, é o caso do rei Salomão que amou mais suas concubinas, se voltou para ídolos e se apartou da lei do Senhor para agradar a si mesmo. Qual tipo de filho você tem sido? O que obedece em amor ou o que tem declarado amar a Deus, mas não cumpre os mandamentos?

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Você pode fazer DEUS chorar

Não entristeçais o Espírito de

Deus nos quais fostes selados 

para o dia da redenção 

(EF4:30)..


Mas o que será que pode 

fazer Deus chorar? A resposta 

encontramos no verso 

anterior (EF 4:29). Diz assim: Não saia da vossa boca nenhuma

 palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária 

edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. 

Anos atrás na praia, eu vi um menino construindo um castelo 

enorme de areia,levou o dia todo para faze-lo. Imagine seu 

colega chegando e dizendo:Que legal! E com um pequeno 

chute colocou tudo abaixo. E de se esperar que o menino 

chore pois o outro destruiu o que levou horas para ser 

construído. Isto é o que Deus está tentando dizer naqueles 

versos pois Ele conhece esse sentimento. Deus está 

edificando seu amigo, sua esposa, seu marido, o irmão na 

igreja, ou também seu filho, sua filha. Ele está fazendo 

grandes coisas na vida deles. Dando capacidade, habilidades 

para se sentirem confiantes, fortes, pacientes, mais 

cuidadosos. Aí você chega com uma palavra insensata, 

sarcasmo e jogando culpa com palavras destrutivas destrói 

aquilo que estava sendo erguido. Isto é o que Deus está 

dizendo nestes versículos. No livro de provérbios diz: 

Palavras imprudentes perfuram como espada. E a lingua tem 

o poder da vida e da morte. Comparar uma pessoa com 

outra, criticar as pessoas ,tudo isso destroi. Não é 

interessante saber que o coração de Deus fica partido com 

nossas palavras que machucam os outros? Senhor ponha um 

vigia na minha boca. Ponha um guarda lá. Tome cuidado 

para nunca destruir aquilo que Deus está edificando.




sábado, 4 de agosto de 2012

Agindo com Sabedoria




Já teve dias em que você trabalhou o máximo possível e ainda assim não conseguiu realizar nada ou quase nada? Todos nós temos dias assim. Ás vezes, apesar de nossos melhores esforços e intenções, temos pouco fruto do nosso trabalho. Entretanto, a falta de produtividade, às vezes, pode ser atribuída ao fato de deixarmos de “afiar nossa serra”. Imagine a seguinte interação: 

Supervisor: “O que você está fazendo, Luis?”
Luis: "Estou serrando estas pranchas de madeira e elas são muitas!”
Supervisor:  “É mesmo? Mas Luis, não posso dizer com certeza, me parece que sua serra precisa ser afiada.”
Luis: “Você tem olhos de falcão, chefe. Já vi facas de manteiga mais afiadas que esta serra”. 
Supervisor:  "Diga-me, Luis. Não me leve a mal por perguntar, mas por que, então, você não afia sua serra?”
Luis: “Oh, não posso fazer isso agora, chefe. Estou ocupado demais serrando estas pranchas!”

Você já esteve em situação parecida? O presidente dos EUA, Abraham Lincoln, disse certa vez: “Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis horas afiando meu machado.” Este pensamento faz eco ao que diz a Bíblia: “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso” (Eclesiastes 10.10).

Trabalho duro, determinação e energia podem realizar muito, mas às vezes, o que o trabalhador precisa é “afiar sua serra”. Como fazer isso, especialmente quando temos muito a fazer e tão pouco tempo? Podemos ter treinamento especial, formação extra e assistir a seminários e conferências, mas há na Bíblia sugestões que consomem menos tempo: 

Descanse o suficiente. Pressionados por prazos, somos tentados a trabalhar mais, sacrificando o sono. Isso pode funcionar por curto período de tempo, mas por fim, a falta do repouso necessário cobrará seu preço. “Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que Ele ama, mesmo quando estão dormindo” (Salmos 127.2).

Dedique seu trabalho a Deus. Quais os motivos por trás do seu trabalho: avanço profissional, mais dinheiro, autogratificação? Seria sábio dedicar seu trabalho a Deus e procurar honrá-lo com aquilo que você faz. “Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos” (Provérbios 16.3).

Confie na direção Dele. Geralmente nosso trabalho é complexo, mas encontramos muitas alternativas que poderíamos buscar. Qual é a melhor e mais eficiente direção a adotar, aquela que vai consumir menos tempo? Podemos não saber, mas a Bíblia diz que Deus sabe:“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos” (Provérbios 16.9).

Ore pedindo sabedoria. Conhecimento e habilidade são ótimos. Mas geralmente sabedoria para agir com mais eficiência é ainda melhor. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).