sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Jesus: O Deus de Amor Eterno


Pode alguma coisa nos separar do amor que Cristo sente por nós?
Descendo do trono, Jesus removeu o seu manto de luz e cobriu-se de pele; pele pigmentada e humana. A luz do universo penetrou em um ventre escuro e úmido. Ele, a quem os anjos adoram, aninhou-se na placenta de uma camponesa, nasceu em uma noite fria, e dormiu sobre o feno das vacas.
Maria não sabia se devia lhe dar leite ou louvá-lo. Então, fez as duas coisas, pois, como ela conseguia imaginar, Ele estava faminto e era Santo.José não sabia se devia amá-lo de Júnior ou de Pai. Mas por fim acabou chamando-o de Jesus, pois foi assim que o anjo lhe havia ensinado. Além disso, José não tinha a menorideia sobre como chamar um Deus que ele podia embalar nos braços.
Você não acha que eles inclinaram suas cabeças e imaginaram: “O que, por todos os céus, você está fazendo Deus?” ou ainda, “Deus, o que está fazendo neste mundo?” E Deus responde: “Pode alguma coisa fazer com que eu pare de amar? Veja como eu falo a sua língua, durmo em sua terra e experimento o seu sofrimento”. Observe o Criador da vista e do som quando Ele espirra, tosse e assoa o nariz. Gostaria de saber quanto Ele compreende o que você sente? Olhe nos olhos vívidos da criança de Nazaré; é Deus caminhando para escola. Considere o pequeno à mesa de Maria; é Deus derramando o seu leite. Deseja saber quanto tempo o amor de Deus pode durar? Descubra a resposta em uma cruz lascada, em uma colina escarpada. Ele é aquEle que você vê lá em cima, o seu Criador, o seu Deus, pregado com pregos e sangrando. Coberto de cuspe e de pecados. É o seu pecado que Ele está sentindo. É a sua morte que Ele está morrendo. É a sua ressurreição que Ele está vivendo. Assim é o tamanho do amor de Deus por você.
“Pode alguma coisa interpor entre nós?” Pergunta o Filho primogênito.
Ouça a resposta e assegure o seu futuro nas triunfantes palavras de Paulo:
“Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!"(Rm 8.38-39)   

Será que o céu realmente existe?


Você já se perguntou...
  • O que acontece depois que você morre?
  • Como é o céu?
Leia: João 14.1-4 e Apocalipse 21.1-4
     Muitas pessoas acreditam no céu, mas como ele é realmente? Ele está em algum lugar no espaço? Como a eternidade será sentida? Na verdade, o céu é muito maior do que imaginamos. A Bíblia não nos diz exatamente como o céu será, mas a leitura de hoje nos dá uma idéia. O céu é um lugar onde não haverá mais dor, um lugar onde você nunca ficará solitário e nunca envelhecerá. O céu é diferente de tudo que já tenhamos visto ou experimentado. Mas, o melhor de tudo, o céu é onde Jesus vive, e nós estaremos lá com Ele. Ele está esperando o momento perfeito para que todos nós estejamos lá, juntos.

     Antes de Jesus retornar ao céu, Ele prometeu que iria preparar um lugar para nós - em uma das moradas do Pai! Como um crente, seu nome está no Livro da Vida. Ali você estará adorando a Deus, e nunca se cansará disso. O céu é um suspiro de alívio, um caloroso abraço de boas vindas, o final da jornada... o lar
"Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E, por isso, também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu." (2 Coríntios 5.1-2)


Não exclua a DEUS

"A admoestação para "não ter medo" é frequentemente repetida nas Escrituras. Medo é descrito como escravidão (Romanos 8.15), tormento (1 João 4.18) e cilada (Provérbios 29.25). Muitas vezes a frase "não te espantes" (literalmente "desesperar, entrar em pânico") segue a recomendação para "não temer".
As Escrituras oferecem uma longa lista de coisas com as quais os crentes não devem se preocupar:
- provisão (Mateus 6.25),
- inimigos (Deuteronômios 1.21),
- outros deuses (2 Reis 17.35), 
- morte (Salmos 23.4), 
- exércitos e guerras (Salmos 27.3), 
- reputação (Salmos 71.24), 
- dias maus (Salmos 49.5), 
- filhos (Salmos 127.3), 
- futuro (Salmos 139.1-6), 
- pavor repentino (Provérbios 3.25-26), 
- segurança (Mateus 10.28), 
- eventos além dos eu controle (Mateus 8.26), 
- saúde (2 Coríntios 12.7-10), 
- ansiedade (Filipenses 4.6-7), 
- ameaças dos outros (1 Pedro 3.14) 
- e sofrimento (Apocalipse 2.10).
São oferecidas também razões para não ter medo: 
- você é criação de Deus (Isaías 44.2); 
- ele luta por você (Êxodo 14.13); 
- você é amado (1 João 4.9); 
- ele é seu auxílio (Hebreus 13.6); 
- você é mais valioso do que os pardais (Lucas 12.7). 
A razão mais citada é a presença de Deus (Gêneses 26.24; Deuteronômio 31.8;Romanos 8.15). 
Você não precisa pedir a presença de Deus - ele está com você; você tem a palavra dele a esse respeito. Mas, muitas vezes, você precisa pedir a percepção da presença dele (Isaías 41.10,13). Essa percepção é quase sempre induzida pela recordação da fidelidade de Deus no passado (Deuteronômio 7.18-19). "

O amor de um Pai zeloso

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTsvIZe5K93narE8asIUwvan0tYRR7ie3Xe6B_sI43FYX8wIxxQRQ



Quando vamos a Cristo, Deus não somente nos perdoa, como também nos adota. Através de uma série dramática de acontecimentos, passamos de órfãos condenados, sem nenhuma esperança, a filhos adotados sem nenhum temor. Veja como isto acontece. Você se aproxima do trono do juízo de Deus cheio de rebeldia e erros. Por causa de sua justiça, Deus não pode desprezar os pecados que você comete, mas por causa de seu amor, Ele não pode desprezá-lo. Portanto, em uma atitude que assombrou os céus, Deus castiga a si mesmo na cruz pelos pecados que são seus. A justiça e o amor de Deus foram igualmente honrados. E você, criação divina, é perdoado. Mas a história não termina com o perdão de Deus...
Teria sido suficiente se Deus tivesse limpado o seu nome, mas Ele fez muito mais. Ele lhe deu o nome dEle. Teria sido suficiente se Deus o tivesse libertado;porém Ele fez muito mais. Ele o levou para casa, para a grande casa de Deus.
Pais adotivos entendem isto melhor do que ninguém. Não tenho a intenção de ofender nenhum pai biológico, pois eu sou um deles. Nós, pais biológicos, conhecemos bem o anseio de ter um filho. Mas, em muitos casos, nossos berços foram facilmente preenchidos. Decidimos ter um filho e ele veio. Na verdade, às vezes o filho vem sem qualquer decisão antes tomada. Já ouvi falar de gravidez não planejada, mas nunca ouvi falar de adoção não planejada.
Por isso, os pais adotivos entendem a paixão de Deus ao nos adotar. Eles sabem o que significa sentir um espaço vazio dentro de si. Sabem o que significa procurar, começar uma missão e aceitar a responsabilidade por uma criança com um passado conhecido e um futuro duvidoso. Ninguém entende melhor o zelo de Deus pelos seus filhos do que aquele que salvou uma criança do desespero do orfanato, pois isto foi o que Deus fez conosco.

DEUS adotou você . Deus o procurou, encontrou , assinou os papéis e levou você para casa.

Questão: Sabendo que DEUS o adotou, como isto poderia mudar a maneira como você se aproxima dEle?

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Como saber se encontrei a pessoa perfeita pra mim?





A Bíblia não se dirige a como achar a “pessoa perfeita”, nem dá instruções muito específicas sobre como podemos achar a pessoa certa para casamento. A Bíblia não chega nem a dizer que Deus escolheu uma pessoa específica para cada um de nós. A Palavra de Deus nos diz que não devemos entrar em jugo desigual com os incrédulos (2 Coríntios 6:14-15), e isso é verdade principalmente no casamento. 1 Coríntios 7:39 nos relembra que quando somos livres para casar, devemos apenas casar com alguém que é aceitável aos olhos de Deus – quer dizer, Cristãos. Além disso, a Bíblia não comenta mais nada sobre como podemos saber que estamos casando com a pessoa “certa”.

Então por que Deus não deixa bem claro o que devemos procurar em um parceiro? Por que não temos instruções mais específicas sobre um assunto tão importante? A verdade é que a Bíblia é tão clara sobre o que ser um Cristão significa e como devemos agir, que especificações não são necessárias. Cristãos devem pensar da mesma forma sobre certos assuntos importantes, e se dois Cristãos são realmente comprometidos ao seu casamento e a obedecer a Cristo, eles já possuem os ingredientes necessários para sucesso. No entanto, porque nossa sociedade agora está inundada com muitos tipos diferentes de “cristianismo”, seria sábio usar discernimento antes de uma pessoa se devotar a um compromisso pelo resto de sua vida. Uma vez que as prioridades de um possível cônjuge são identificadas – se ele ou ela são realmente comprometidos a serem como Cristo – então será fácil identificar e lidar com o resto.

Primeiro, antes de casar, uma pessoa deve ter certeza de que ela está realmente pronta para casar. Tal pessoa deve ter bastante maturidade para olhar além do aqui e agora e poder comprometer-se a uma união com uma só pessoa pelo resto de sua vida. Também é necessário reconhecer que casamento exige sacrifício e abnegação. Antes de casar, o casal deve estudar o papel e dever do marido e da esposa; uma lista específica pode ser achada em Efésios 5:22-31, 1 Coríntios 7:1-16, Colossenses 3:18-19, Tito 2:1-5 e 1 Pedro 3:1-7.

Um casal deve ter certeza de que se conhecem bem o suficiente antes de começar a discutir casamento. Eles devem observar como a outra pessoa reage em situações diferentes, como se comportam quando estão com família e amigos, e que tipo de pessoa seus amigos mais próximos são. O comportamento de uma pessoa é muito influenciado pelos seus amigos (1 Coríntios 15:33). O casal deve concordar sobre assuntos como moralidade, finanças, valores, filhos, com qual frequência irão à igreja e quão envolvidos serão, relacionamentos com parentes e – para as mulheres – se vão trabalhar fora de casa. Essas são áreas comuns de conflitos e devem ser consideradas cuidadosamente antes do casamento.

Finalmente, qualquer casal que está considerando casamento deve fazer parte de um aconselhamento pré-nupcial com seu pastor ou outro conselheiro Cristão bem treinado no assunto. Através disso, eles vão aprender a usar ferramentas importantes para construir seu casamento em um alicerce de fé em Cristo, e a como lidar com conflitos que inevitalmente vão surgir. Depois de seguir todos esses critérios, o casal está pronto para, em oração, decidir se devem ser unidos em casamento. Se realmente estão procurando pela vontade de Deus para as suas vidas, Ele vai guiar os seus caminhos (Provérbios 3:5-6).

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O livro do profeta Sofonias



A chuva pode ser depressiva _ pingando constantemente, roupas molhadas, lama, céu cinzento e trovões ao longe. Depois de muitos dias de chuva, ouvimos atentamente as previsões positivas em relatórios de previsão do tempo e olhamos para o céu em busca de uma abertura ensolarada nas nuvens. Procuramos sinais de mudança.
O porta-voz de DEUS, Sofonias, não tinha nada além de condenação e tristeza para dizer ao povo de Judá. A maioria de suas profecias e, portanto a  maior parte de seu livro dois capítulos inteiros para ser mais exato), falam do terrível juízo de DEUS sobre as nações, incluindo Judá. Suas palavras,como a pancada firme da chuva,  continuaram a reiterar a verdade depressiva de DEUS que não estava contente com a maneira como o povo havia desprezado suas leis e adorava ídolos, e que Ele puniria seu pecado exterminando nações inteiras. Esta constante mensagem negativa e verdadeira seria suficiente para deprimir até mesmo o mais positivo otimista.]De repente, um raio de esperança rompeu através das nuvens. Verifique os últimos onze versículos do livro. DEUS diz: Naquele tempo vos trarei, naquele tempo, vos recolherei; certamente, vos darei um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando reconduzir os vossos cativos diante dos vossos olhos." (3:20).
Ouça a Palavra de DEUS através de seu profeta fiel _ certamente ELE julgará o pecado. Mas há esperança, livramento e salvação para aqueles que confiam nele. A tempestade acabou; ande sob a luz e o calor do sol!

Tópicos

O juízo de DEUS , um dia de prestação de contas, é inevitável.

Nunca é tarde demais para buscar a DEUS e s e converter a ELE.

DEUS julgará tanto aqueles que afirmam ter fé, como aqueles que não o fazem.

Versículo chave

Buscai o SENHOR, vós todos  os mansos da terra, que pondes por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; porventura seria escondidos no dia da ira do SENHOR. Sf 2:3

O Juízo de DEUS sobre Judá  1:1-18
O Juízo de DEUS sobre as outras nações 2:1__3:8
O Dia do SENHOR 3:9-20

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Consequências do pecado

Genesis 4:1 - 5:32



Depois que Adão pecou no Jardim do Éden (Gn 3), o pecado afetou a existência de toda criatura vivente. O pecado e a morte reinaram em cada indivíduo, Enoque, uma notável exceção da punição de morte, “andava com DEUS”.
Caim, assim como Adão e Eva, queria manter distância de DEUS. Em vez de confessar seu pecado, tentou escondê-lo do SENHOR.

Eis aqui uma boa regra: Aqueles que ocultam segredos de DEUS mantêm distância Dele. Aqueles que são honestos com DEUS chegam mais perto Dele.
Isto não é novidade. Acontece entre as pessoas. Se você me empresta seu carro, e eu o danifico, estarei ansioso para vê-lo novamente? Não. Não é por coincidência que a conseqüência do primeiro pecado foi ocultar-se atrás dos arbustos. Adão e Eva comeram do fruto, ouviram DEUS no jardim, e embrenharam-se entre as folhas.
“Onde estás?” Indagou DEUS. Não que Ele não soubesse. Ele sabia exatamente onde estavam. A questão era espiritual, não geográfica. “Examinem onde vocês estão, filhos. Vocês não estão onde deveriam. Vocês estavam ao meu lado. Agora estão escondidos de mim.”
O segredo ergue uma barreira, enquanto, a confissão constrói uma ponte.
Era uma vez dois fazendeiros que não conseguiam ter um bom relacionamento.
Uma larga ravina já separava as duas fazendas, mas, em sinal de sua aversão mútua, cada um construiu uma cerca em seu lado do precipício, para manter o outro fora.
Certa vez, contudo, a filha d e um dele s encontrou o filho do outro e ambos se apaixonaram. Determinados a não ficarem separados pela insensatez de seu s pais, eles desmancharam a cerca, e usaram a madeira para construir uma ponte sobre a ravina.

A confissão do pecado torna-se uma ponte sobre a qual podemos caminhar de volta á presença de DEUS.
Pergunte a si mesmo: O que estou tentando esconde de DEUS? Confesse o seu pecado e o seu desejo de viver sua vida independente de DEUS. Ele quer que vivamos em total adoração e comunhão com ELE.
Medite sobre:
Mundos desfeitos

Ex 2 e 3; 2Sm 11 e 12; Sl 51; Jn 1 ao 4; Mt 26:6-75.