segunda-feira, 9 de julho de 2012

Em Busca de Restauração

BASEADO EM: Neemias 1.1-11

INTRODUÇÃO: Gosto muito do Livro de Neemias. Me identifico muito com ele. Lendo o Livro de Neemias, não encontramos nenhuma ação sobrenatural de Deus, mas mesmo assim podemos ver o maior milagre que Deus realizou. Mesmo não tendo mares se abrindo, sol parando, inimigos saindo em disparada, e tantos outros feitos maravilhosos de Deus, ainda assim podemos contemplar o maior milagre de Deus, que é um ser humano em Suas mãos. Deus só precisa disso! Deus só necessita de alguém que se disponha a estar em Suas divinas mãos. E isso mexe diretamente com a gente! Não importa se você é o copeiro, faxineiro, ou ocupa a mais insignificante das funções na terra dos viventes. Se você se coloca nas mãos de Deus, você se torna o Seu maior milagre. E não é necessário você ter passado por situações difíceis, ter sobrevivido na hora do parto, ter saído do mundo das drogas, ou até mesmo ressuscitado dentre os mortos. Basta você estar vivo, e totalmente entregue nas mãos de Deus para se tornar o maior milagre de Deus.
Neemias olhou para si e para o seu povo, e viu a desolação a que chegaram, por terem transgredido os mandamentos de Deus. Mas embora ele tivesse reconhecido que era merecida aquela situação, Neemias não se conformou com aquilo. Neemias não encostou o “burro na sombra” e deixou para lá. Pelo contrário. Neemias foi em busca da restauração sua e de seu povo. E é nesse aspecto que hoje eu quero me deter. “Em Busca da Restauração”. Como Neemias muitos estão vivendo em meio a tribulações. Muitos não estão vivendo as promessas de Deus, a vida de Deus. Muito se conformaram com o modo de vida que estão vivendo, e não se esforçam mais para que haja uma mudança. Não é isso que Deus quer de você. Não é isso que Deus tem pra você. Endireite o seu corpo, tome postura, levante a cabeça pois Deus, vai restaurar os teus sonhos. E para tanto, é preciso que venhamos a aprender com Neemias. E este grande homem de Deus tem muito a nos ensinar:
1. SENSIBILIDADE DIANTE DA SITUAÇÃO: (Neemias 1.4) A primeira atitude que Neemias nos ensina é ter sensibilidade diante da situação. Ser sensível não quer dizer que você tenha que ser um chorão, que não possa ver sangue ou coisa parecida. Mas ter sentimentos diante do que está acontecendo em sua vida ou em sua família. É reconhecer que do jeito que está, não está bom! Não de uma maneira revoltada, ou cheia de murmurações, mas com o coração na causa. É olhar e ver a dor e o sofrimento que a situação está causando e não se conformar até que isso passe.
2. BUSCAR ORIENTAÇÃO EM ORAÇÃO: (Neemias 1.11) A segunda atitude foi buscar orientação em oração. É como se ele dissesse: “Se eu puder fazer algo para mudar isso, eis-me aqui”. “Se eu tiver a chance de poder mudar, eu estou disposto”. Muitos até oram, mas não estão dispostos a mover uma palha para que a situação mude. Apenas apresentam a questão diante de Deus e pronto... “Já fiz a minha parte”. Neemias não somente orou, mas se dispôs a fazer o que fosse possível para mudar a situação em que vivia o seu povo. Buscar orientação em oração é estar disposto e disponível para o que der e vier.
3. NÃO PERDER AS OPORTUNIDADES: (Neemias 2.1-6) Dizem que a oportunidade só bate uma vez à nossa porta. Não com o nosso Deus. Quando se confia Nele de todo o coração, as oportunidades são inúmeras. E mesmo sendo um simples copeiro real, Deus pode te transforma um grande empreendedor de Sua obra. Só é preciso aproveitar as oportunidades que surgem. Muitos ficam orando, orando, mas não enxergam as providências que Deus dá. Não se apercebem das oportunidades que aparecem. Foi numa questão de minutos, Neemias viu a oportunidade, pediu direção de Deus, e a abraçou. Nós temos que fazer o mesmo, se queremos ver a restauração em nossa vida.
4. TER INICIATIVA: Neemias serve de mensageiro para o ditado: "Você nunca poderá reiniciar algo de uma posição confortável". Ele ilustra de forma poderosa o princípio da iniciativa na vida de um líder.
Esse líder de Deus teve iniciativa de orar por causa dos problemas de Jerusalém, teve a iniciativa de planejar o projeto de reconstrução, teve a iniciativa de convencer as pessoas a agirem e a iniciativa de obter todo material de que necessitariam. E ele o fez exatamente nessa ordem. Sua iniciativa revelou grande capacidade de percepção e discernimento das coisas, revelou sua grande capacidade de visão.
Neemias não conseguiu imaginar-se imóvel ou indiferente diante do relato de que os muros de Jerusalém estavam deitados em ruínas. Ele tinha de agir. Dentre todas as coisas de que um líder deve ter medo, no topo da lista, está a complacência, isto é, estar satisfeito apenas com sua auto-realização. Mas com Neemias não foi assim. Neemias demonstrou que existe algo no coração daqueles que lideram e os leva a agir. Eles não sabem de tudo, mas sabem o suficiente para agirem.
5. SE DEDICAR DE CORPO E ALMA AO PLANO DE DEUS: (Neemias 6.1-4) Muitas pessoas até começam bem a obra de restauração em suas vidas, mas qualquer coisinha as tira do alvo. Basta uma distraçãozinha, basta surgir uma oposição, que já abandonam ou desistem. Com Neemias não foi assim. Nada o fazia parar na restauração. Nada o fazia cessar a boa obra que havia começado. Ele se dedicou de corpo e alma para cumprir os planos para o quais tanto orou. Ele não se esqueceu de suas orações e jejuns. Ele não se esqueceu de seus clamores e suplicas pedindo orientação, pedindo uma oportunidade. E assim ele foi até o fim, até ver restaurada a cidade e o povo pelo qual tanto orou e clamou.
CONCLUSÃO: Deus quer fazer o mesmo com você. Ele quer colocar a esperança de restauração em sua vida. Não importa que área seja, pode até mesmo ser toda a sua vida que precisa de restauração. Se sensibilize com a sua situação. Busque orientação em oração, aproveite as oportunidades que Deus te dá, e se dedique de corpo e alma para ver restaurada a sua vida. E tudo isso começa aceitando a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida. Com Cristo encabeçando esta restauração, a vitória é certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário