A partir dessa postagem vamos apresentar aqui a história de Herois da Fé. Acompanhe-nos
Apresentação
"Visitei o velho templo de Nova Inglaterra onde Jônatas Edwards pregou o comovente sermão: ''Pecadores nas mãos de um Deus irado". Edwards segurava o manuscrito tão perto dos olhos, que os ouvintes não podiam ver-lhe o rosto. Porém, com a continuação da leitura, o grande auditório ficou abalado. Um homem correu para a frente, clamando: Sr. Edwards, tenha compaixão! Outros se agarraram aos bancos, pensando que iam cair no Inferno. Vi as colunas que eles abraçaram para se firmarem, pensando que o Juízo Final havia chegado.
"O poder daquele sermão não cessa de operar no mundo inteiro. Mas convém saber algo mais da parte da história geralmente suprimida. Imediatamente antes desse sermão, por três dias Edwards não se alimentara; durante três noites não dormira. Rogara a Deus sem cessar: 'Dá-me a Nova Inglaterra!' Ao levantar-se da oração, dirigindo-se para o púlpito, alguém disse que tinha o semblante de quem fitara, por algum tempo, o rosto de Deus. Antes de abrir a boca para proferir a primeira palavra, a convicção caiu sobre o auditório."
Assim escreveu J. Wilbur Chapman acerca de Jônatas Edwards. Esse célebre pregador, contudo, não foi o único que lutou com Deus em oração. Ao contrário, depois de ler cuidadosamente as biografias de alguns dos maiores vultos da Igreja de Cristo, concluímos que nunca se pode atribuir o êxito de qualquer deles unicamente a seus próprios talen-tos e força de vontade. Certamente um biógrafo que não crê no valor da oração, nem conhece o poder do Espírito Santo que opera nos corações, não mencionaria a oração como sendo o verdadeiro mistério da grandeza dos heróis da fé.
Lemos, por exemplo, dois livros, bem escritos, da vida de Adoniram Judson. Quando estávamos quase a concluir que houvesse alguns verdadeiros heróis da Igreja, realmente grandes em si mesmos, encontramos outra biografia dele, escrita por um de seus filhos, Eduardo Judson. Nessa preciosa obra descobre-se que esse talentoso missionário passava diariamente horas a fio, de noite e de madrugada, em íntima comunhão com Deus, em oração.
- Qual é, então, o mistério do incrível êxito dos heróis da fé, da Igreja de Cristo? - Esse mistério foi a profunda comunhão com Deus que
esses homens observaram.
Confessamos que a bibliografia abaixo muito nos inspirou ao escrever este livro:
Jerônimo Savonarola: Lawson.
Martinho Lutero: Lindsay, Lima, Olson, Stwart, Canuto, Saussure, Knight-Anglin e Frodsham.
João Bunyan: Gulliver e Lawson.
Jônatas Edwards: Allen, Hickman e Howard.
João Wesley: Beltaz, Lawson, Telford, Miller, Fitchett, Winchester, Joy e Buyers.
Jorge Whitefield: Gledstone, Lawson e Olson.
Davi Brainerd: Smith, Harrison, Lawson e Edwards.
Guilherme Carey: Harrison, Dalton, Olson e Marshman.
Christmas Evans: Davis e Lawson.
Henrique Martyn: Harrison e Page.Adoniram Judson: Harrison e Judson. Carlos Finney: Day, Beltz e Finney.
Também nos inspiraram obras sobre a vida de outros homens de Deus (heróis também) que figuram neste livro:
Jorge Muller
Davi Livingstone
João Paton
Hudson Taylor
Carlos Spurgeon
Pastor Hsi
Dwight Lyman Moody
Jônatas Goforth
Não empregamos aqui a palavra "herói" no sentido pagão, isto é, grandes vultos humanos divinizados. A Bíblia fala de "homens ilustres em valor", "os valentes", "os fiéis", "os vencedores" ...A vida desses homens foi que nos inspirou, com seus sermões ardentes e empolgantes.
Muitos crentes ficam satisfeitíssimos por, apenas, escapar da perdição! Eles ignoram "a plenitude do Evangelho de Cristo" (Romanos 15.29). "A vida em abundância" (João 10.10) é muito mais do que ser salvo, como se vê ao ler as biografias referidas.
Que o exemplo dos Heróis da Fé nos incite a procurar as bênçãos
sem medida, citadas em Malaquias 3.10!
Orlando S. Boyer
Para adquirir o livro acesse http://vozparaasnacoes.loja2.com.br/4125304-Herois-da-Fe
Nenhum comentário:
Postar um comentário