quarta-feira, 23 de março de 2016

10 conselhos para quem está pensando em desistir

Especialmente escrito para quem está desencorajado diante das dificuldades na caminhada 
Se você está passando por algum momento difícil e pensa em desistir, dedique os próximos minutos para ler algumas verdades que podem ajudá-lo a lidar com essa situação. Lembre-se que não existe nada maior do que Deus e que ele jamais perderá o controle daquilo que acontece em sua vida. Que esta meditação lhe dê força e inspiração para continuar. Creia, você vai conseguir!
Creia em Deus e na sua benevolência: o Pai sabe tudo acerca do que você está passando e não vai deixá-lo sozinho justo agora. Independentemente da circunstância, tenha certeza de que ele o ajudará a enfrentá-la. Ele não despreza aqueles que se achegam a ele em arrependimento, humildade e dependência. O amor dele é maior que o seu problema. (cf. Sl 34:18)
Creia que a situação presente pode ser a semente para um futuro maravilhoso: grandes personalidades que mudaram o mundo enfrentaram crises, lutas, falências e dificuldades antes de qualquer reconhecimento. Alguns ouviram uma imensa quantidade de “nãos” antes do primeiro “sim”. Em meio aos obstáculos, eles enxergaram oportunidades brilhantes que mudaram a vida deles e de outras pessoas para sempre. Portanto, olhe atentamente os detalhes escondidos nas entrelinhas.
Creia que há lições preciosas nesta situação: O que seria de nós se não passássemos por dificuldades na vida? Como estaríamos se não experimentássemos reveses e situações contrárias? Muito provavelmente, fracos, mesquinhos e irresponsáveis. Pode parecer que não, mas essa luta está deixando seus músculos mais fortes e resistentes. Você está ficando mais sábio, mais experiente, mais maduro e resiliente.
Creia que tudo pode mudar para melhor: por mais que o passado tenha suas recordações e vitórias, não fique apegado ao que passou. Hoje, você tem a oportunidade de aplicar seu conhecimento, talentos, força de vontade e determinação para construir empreendimentos ainda maiores. Peça sabedoria para Deus, viva o momento presente e acredite que ele é quem te dá forças para alcançar novas vitórias. (cf. Tg 1:5; Mt 6:34; Dt 8:18)
Creia que existe saída: esteja seguro de que seu problema tem solução e que você não vai sucumbir diante dele. A Bíblia está repleta de histórias de pessoas que vivenciaram livramentos, respostas e milagres diante de contextos extremamente difíceis. Confie na poderosa ajuda do Senhor e clame a ele por respostas. (Cf. Jr 33:3)
Creia que desistir não é a melhor solução: não pare de lutar enquanto você tiver forças. E se as forças falharem, conte com os braços fortes de Deus para carregá-lo em meio ao cansaço e abatimento. Não se dê por vencido, pois você não está sozinho.
Creia que você pode fazer melhor: se o seu problema é resultado de alguma falha que cometeu, conserte o que for necessário e continue caminhando destemidamente. Se foi um pecado, arrependa-se e volte-se para Deus. A partir de agora, você poderá trilhar outro caminho fazendo escolhas mais sábias e prudentes.  Não pense que está diminuído por causa disso. O Senhor lhe perdoa, limpa e restaura (cf. 1Jo 1:9; Lc 19:1-10)
Creia que não é ruim pedir ajuda quando necessário:seja um problema financeiro, dificuldades no trabalho, crises emocionais, tensões no relacionamento, enfim.... Grite por socorro quando perceber que o peso está difícil de carregar. Certamente, Deus colocará alguém ao seu lado para auxiliá-lo. (cf. Ec 4:9-12)
Creia que a Bíblia tem bons conselhos para você: ela é o manual de vida escrito por Deus e contém tudo o que você precisa saber para enfrentar as tribulações destemidamente. Você não é o primeiro a passar por situações difíceis, prova disso está nas maravilhosas histórias narradas na Palavra. Por meio dela, Deus se revela ao homem como aquele que pode intervir milagrosamente em qualquer adversidade. (Cf. Sl 23:4)
Creia que o melhor ainda está por vir: seu futuro está intacto e coisas maravilhosas esperam por você! Dê os passos certos e continue crendo e avançando. Logo, você verá que, na verdade, tudo contribuiu para o seu bem. (cf. Rm 8:28)