sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Estudo da Palavra - Lugares Celestiais em Cristo parte 1


No Salmo 91, os versículos 1 e o 9, podemos ver uma grandiosa declaração de cuidado e providência de Deus para com Seu povo. Veja: “O que habita no esconderijo do Altíssimo... Fizeste do Altíssimo a tua morada”.

Quando você lê estes dois textos, você percebe que o salmista sobe as maiores alturas, e nos eleva aos “mais altos céus” e nos mostra a vida cristã em sua
 maior glória e majestade. Se tão-somente pudéssemos enxergar como nós estamos em Cristo nos lugares celestiais, isso faria uma revolução em nossas vidas, e mudaria toda a nossa maneira de ver as coisas em torno de nós. 
Os eruditos judeus classificavam o céu em três partes:
A primeira é chamada de eurânio – primeiro céu; era o que se pode descrever como o céu atmosférico, onde ficam as nuvens.
A segunda é chamada de mesorânio – O segundo céu, que pode ser descrito como o céu estelar; é aquela parte das regiões superiores onde estão colocados o sol, a lua e as estrelas. Essa esfera celeste está muito mais distante de nós do que as nuvens ou o céu atmosférico. 
A terceira parte, ou “terceiro céu”, é descrito como epurânio. Não se trata do céu atmosférico nem do céu estelar, essa esfera e lugar onde Deus, de maneira sublime e majestosa, manifesta a Sua presença e a Sua glória. Esse é também o lugar em que o Senhor Jesus Cristo, em Seu corpo ressurreto, habita. Esse lugar ainda é o lugar a respeito do qual lemos no capítulo 5 de Apocalipse, onde a glória de Deus se manifesta. Lemos ali a respeito de Cristo em Seu corpo glorificado, "um Cordeiro, como havendo sido morto”, os brilhantes espíritos angélicos, as sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus, um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, os reluzentes seres angelicais. Essa é a atmosfera desse terceiro céu.

A epístola aos Efésios é na Bíblia o lugar onde mais iremos encontrar a exposição temática dos lugares celestiais. Vamos olhar os textos:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” – (Ef 1.3).

“O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais” – (Ef 1.20).

“E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” – (Ef 2.6).

“Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” – (Ef 3.10).

O ensino de Paulo pode ser sintetizado em cinco assertivas: 
1ª Assertiva – Estamos em Cristo. Somos parte de Cristo; estamos ligados a Ele em uma mística união orgânica. 

2ª Assertiva – Tudo que é próprio a Cristo nessa esfera celeste, nos é próprio espiritualmente também.

3ª Assertiva – Assim como Ele está nos lugares celestiais, nós também estamos. 

4ª Assertiva – As bênçãos que gozamos como cristãos são bênçãos "nos lugares celestiais” porque elas provêm de Cristo que lá está. Tudo que recebemos em nossa vida aqui na terra, tem seu aspecto celeste. Não somos como as pessoas ímpias, que mesmo cercada de bens materiais, possuem apenas bens terrenos. Mas, quanto a nós, tudo que recebemos tem uma expressão de glória celeste. 

5ª Assertiva – A profunda mudança que ocorreu em nossa vida quando nos sujeitamos receber Cristo como nosso Salvador. Assim corno Deus tirou o Senhor Jesus Cristo do túmulo, das profundezas do abismo, dentre os mortos, e O colocou à Sua mão direita nos lugares celestiais, assim o apóstolo ensina que a mudança pela qual passamos em nosso novo nascimento e regeneração leva a esta correspondente mudança em nós. Esta é a quintessência da nossa tão grande salvação. Infelizmente, devido a nossa limitada capacidades, em conseqüência da nossa condição finita e do nosso pecado, achamos muito difícil apropriarmos dessas insondáveis riquezas em Cristo Jesus.

Que o Senhor nos dê espírito de sabedoria e revelação para compreendermos a grandeza de toda realidade espiritual que compreende aquilo que é a vida cristã segundo a vida em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário