quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Jornada da Vida: de Gilgal até cruzar o Jordão


 
"Quando estava o SENHOR para tomar Elias ao céu por um redemoinho, Elias partiu de Gilgal em companhia de Eliseu. Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Respondeu Eliseu: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, desceram a Betel. Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos. Disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, foram a Jericó. Então, os discípulos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos. Disse-lhe, pois, Elias: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei. E, assim, ambosforam juntos. Foram cinqüenta homensdos discípulos dos profetas e pararama certa distância deles; eles ambospararam junto ao Jordão. Então, Elias tomou o seu manto, enrolou-o e feriuas águas, as quais se dividiram paraas duas bandas; e passaram ambosem seco. Havendo eles passado, Eliasdisse a Eliseu: Pede-me o que queresque eu te faça, antes que seja tomadode ti. Disse Eliseu: Peço-te que metoque por herança porção dobrada doteu espírito. Tornou-lhe Elias: Dura.coisa pediste. Todavia, se me viresquando for tomado de ti, assim se tefará; porém, se não me vires, não sefará. Indo eles andando e falando, eisque um carro de fogo, com cavalos defogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O quevendo Eliseu, clamou: Meu pai, meupai, carros de Israel e seus cavaleiros!E nunca mais o viu; e, tomando assuas vestes, rasgou-as em duaspartes. Então, levantou o manto queElias lhe deixara cair e, voltando-se,pôs-se à borda do Jordão. Tomou omanto que Elias lhe deixara cair, feriuas águas e disse: Onde está o SENHOR,Deus de Elias? Quando feriu ele aságuas, elas se dividiram para uma eoutra banda, e Eliseu passou" (2 Reis2.1-14). 
Na passagem citada encontramos delineadosquatro estágios de uma jornada singular que partiade Gilgal, rumava para Betel. Jericó e, enfim,cruzava o rio Jordão. Na época em que Elias iria ser elevado ao céu, eEliseu estava para receber uma porção dobrada doEspírito Santo, esses dois homens de Deus viajavampor um caminho que ligava os quatro locais acimacitados. A partir dos aspectos físico e geográfico,podemos extrair uma lição espiritual muitoimportante: se quisermos ser elevados ao céu comoElias, ou receber o Espírito Santo como Eliseu,teremos de percorrer estes quatro estágios da vida,conforme nos são tipificados pelos quatro locaisvisitados durante a viagem. Devemos, também, dar início a uma jornada emGilgal e percorrer toda a trajetória até atravessar orio Jordão se almejamos ser arrebatados ouesperamos receber o poder do Espírito Santo. Vejamos o que estes quatro lugares pedemrepresentar exatamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário