terça-feira, 17 de abril de 2012

ENTENDENDO O LIVRO DO PROFETA AMÓS

 

CAPITULOS 1 E 2


DEUS  promete castigos a diversas nações devido a sua impiedade e traição; e a Israel devido a sua deturpação e total infidelidade a sua lei e estatutos. A Judá e Israel DEUS promete punição especialmente por não o temerem e nem observarem seus feitos com os anos que a sua mão os livrara e eles não atentaram para isso e não O temerão.


Capitulos 3 e 4 



DEUS escolheu a Israel como seu único povo de toda a terra para lhe servir e ser santo, porém Israel negligencia isso vivendo dissolutamente andando em um mal e perverso caminho como as diversas nações  que não conheciam ao SENHOR, porém DEUS os trata conforme suas prevaricações mandando-lhes pragas, pestes, fome para assim chamar sua atenção para que se convertessem de todo o coração, pois DEUS já estava cansado de toda a sua vida aparente, pois tudo o que faziam para DEUS já não era mais de coração e sim uma coisa totalmente mecanizada; mesmos com seus sacrifícios, ofertas e dízimos eles ainda sim andavam em seus maus caminhos e não demonstravam qualquer tipo de arrependimento.
Então DEUS enviava seus juízos para os repreender por sua rebelião; para que eles assim voltassem para DEUS, mais não houve quem desse ouvidos a tais coisas, até esse capitulo.  


Trazendo para os nossos dias


DEUS escolheu a Israel como seu único povo de toda a terra para lhe servir e ser santo, (Israel somos nós os crentes em Cristo JESUS nosso Senhor), porém Israel negligencia isso vivendo dissolutamente andando em um mal e perverso caminho como as diversas nações  que não conheciam ao SENHOR,( as diversas nações, são pessoas que não servem a JESUS), porém DEUS nos trata conforme nossas prevaricações permitindo diversas sortes de assolações, pragas, pestes e fome para assim chamar nossa atenção levando-nos assim ao arrependimento e através do mesmo a genuína conversão, pois DEUS está cansado da nossa vida aparente, pois nos dias de hoje tudo o que feito para DEUS, já não é de coração e sim uma coisa totalmente forçada mecanizada, pois mesmo você indo aos cultos para mostrar aos irmãos em sua volta que você é um genuíno cristão DEUS conhece o intimo de cada um. Então DEUS permite situações extremas em nossas vidas para que então nos convertamos a Ele, mais muitas das vezes não lhe damos ouvidos como o povo de Israel.
Então pensei comigo mesma: Será que Israel, assim como muitos crentes nos dias de hoje sabem que estão em pecado e desagradando a DEUS?
Então veio a mim a PALAVRA do SENHOR, dizendo:


No tempo do profeta Amós "A Lei estava lá para ser lida, aprendida e praticada." 


E hoje em nossos tempos sempre falo em minhas ministrações se você está com sua vida arrebentada e não sabe o porque e de repente DEUS te revela que você não está agradando-O, não se admire por isso e nem tente se justificar: "Ah, SENHOR eu não sabia"; pois o único responsável por sua vida é você mesmo; cabe a você orar e ler a PALAVRA DE DEUS, porque a Bíblia está aqui na terra para ser lida e não discutida.


Capitulo 5



Nesse capítulo DEUS o próprio DEUS convida seu povo ao arrependimento antes que ELE os consuma por completo. Aqui está o alge da mensagem do livro do profeta Amós " Buscai- me, e vivei" Am 5:4
Quem a DEUS busca viverá, DEUS não suportava mais a infidelidade do povo que nem seus louvores e suas  ofertas não recebia mais e já não tinha mais prazer em seus cultos e festas. Ou seja, para fazermos algo para DEUS e ELE assim nos receber temos que ter a vida no altar.
Algo que também chama muita atenção nesse capitulo do livro do profeta Amós é que DEUS vem avisando o seu povo sobre o Dia do SENHOR, onde haverá dor sobre dor, angustia, tribulação, desespero e não haverá alivio de nenhuma maneira, como é descrito nos versículos  18,19,20. Concluímos assim, que quando a PALAVRA de DEUS menciona a expressão "Dia do SENHOR" é o mesmo que dizer: " Dia do Juízo do SENHOR".


Capitulo 6 



Ao ler esse texto entende-se que DEUS está falando com pessoas ricas e presunçosas que comem e bebem do bom e do melhor e vivem no luxo, porém são impiedosas e não se comovem de forma nenhuma com a desgraça de outras pessoas. DEUS aqui diz ao povo que devido a sua mal conduta Ele os mandará para o cativeiro e já tem levantado um inimigo perverso e implacável para os oprimir.
Quando você vê pessoas se portarem exatamente como descreve o texto acima, (isso digo referente aos que se dizem crentes) não se entristeça, pois sua queda é certa como diz:" Certamente tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição." Sl 73:18 


Capitulo 7



Em visões DEUS mostra a Amós o profeta alguns tipos e formas de juízos pelos quais pretendia ter com seu povo, mas por duas vezes o profeta intercede pelo povo alegando a fragilidade do mesmo, então DEUS se arrepende e anuncia um terceiro juízo no qual se afastaria do seu povo e puniria o rei Jeroboão com morte. Ao ouvir tal sentença proferida pela boca do profeta o sacerdote Amazias, se levanta contra o profeta denunciando-o ao rei, mandando-o calar-se e fugir, mais o profeta argumenta com o mesmo mostrando através de seu testemunho que DEUS escolhe a quem quer e fala como quiser e no final desse capítulo DEUS deixa claro que pune severamente todos aqueles que se levantam e opõe-se aos seus servos.


Capítulo 8



Devido a maldade, corrupção e total injustiça do seu povo que anda sem temor e já não tinham mais prazer em servir ao Senhor, DEUS promete afastar-se totalmente de seu povo de tal forma que não se ouviria mais falar de Sua Palavra e mesmo que andassem por todos os lados em sua procura não a achariam e todo o que falasse no nome de qualquer outro deus seria punido. 
Ou seja, devido a maldade, corrupção, injustiça e a falta de santidade do seu povo aqueles que se dizem crentes e não o são mais mentem, andam sem temor e não servem a DEUS de todo o seu coração, mais sim andam de aparência; DEUS diz que está para vir sobre a terra grande morte e esfriamento espiritual, que é o pior de todos os castigos para o ser humano, DEUS afastar-se totalmente de seu povo de tal forma que andaram de uma a outra parte para ouvir a genuína PALAVRA de DEUS e não a ouviram. Vivermos uma vida promiscua na presença de DEUS leva-nos a morte espiritual. Pensei comigo mesma novamente: " Será que DEUS se alegra em nos punir? Não DEUS, não se alegra em nos punir e muito menos em que vivamos em uma vida promiscua na Presença Dele e menos ainda em que morramos espiritualmente. Então por que Ele nos pune? Porque ELE é justo  (ler Romanos 7)
Uma ação traz uma reação, ou até diversas reações; o pecado gera a morte e a perdição. Rm 6:23a.


Capítulo 9 



Neste capítulo descreve-se  aniquilação total do povo que anda em rebeldia contra DEUS de forma que ninguém de nenhuma maneira escaparia, devido a seus pecados e prevaricações contra o SENHOR DEUS. Mais algo notável nesse texto DEUS promete que após quebrantar seu povo os restaurará e os abençoará tremendamente e os colocará de volta em sua própria terra.


Notas finais



Concluímos assim que no livro do profeta Amós é descrito punições e castigos a um povo injusto, infiel e rebelde, povo ao qual servir a DEUS se torna uma rotina e não um ato de adoração, servem a DEUS como quem agradam somente a homens esquecendo-se que DEUS é aquele que sonda a todos os corações, sendo assim o castigo é inevitável aos tais homens que enganam aos outros  e completamente a si mesmos, porém nunca, jamais enganarão a DEUS, pois DEUS jamais se deixa escarnecer, o juízo é certo. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7
"A alma que pecar, essa morrerá"; Ez 18:4 b e 20a
Porém, após DEUS tratar dura e severamente com o seu povo aquele que se converter de todo o seu coração ELE restaurará a sua sorte como diz em Os 6:1c "Ele fez a ferida e a ligará.".  Lembrando somente àquele que se converter verdadeiramente.

Enviado e publicado por: Aline S. de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário