sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O FINAL ESPETACULAR




"Deus deve gostar do espetacular. Ele espalha tintas pelo céu noturno e cria a beleza que vemos. Transforma o mar em cristal para refletir as cores fortes e maravilhosas do Seu trono. Ele constrói ruas de ouro em lugar de asfalto. Ele chama o vento com um toque do relâmpago e os sons do trovão para servir como Sua orquestra. Ele tem mais galáxias do que qualquer computador pode contar. Mas as coisas mais espetaculares que Ele criou foram os dias e o coração humano. Em seguida, Ele começou a planejar o final espetacular do que chamamos de tempo.
Era 14 de junho de 1975. Murray e Roslyn Hughes, oito e seis anos espectivamente, estavam nos bancos de trás do avião, descalços e com os cintos de segurança. De repente o avião caiu numa parte distante na Austrália. Eles não se machucaram, mas seu pai ficou inconsciente no banco do piloto, e sua mãe ficou presa na cabine. Murray não conseguia esquecer o desespero na voz de sua mãe quando gritou: "Pegue Roslyn e vão buscar socorro! Não parem para nada". As crianças não conseguiram achar os sapatos e por isso foram embora sem eles. Durante 12 horas, eles caminharam descalços por aquelas encostas cheias de cobras, sem olhar para trás, pensando apenas em seus pais feridos e sangrando lá no alto, naquela floresta coberta pelo nevoeiro. Por várias vezes, eles oraram: "Oh, Deus, dá-nos coragem"!
Um fazendeiro os avistou num pasto, a onze quilômetros dos destroços. Ele disse: "Eram apenas bebês. Eu mal pude acreditar quando os vi por lá. Estavam tremendo de frio, suas roupas estavam em farrapos. E estavam muito arranhados e seus pés sangrando. A garotinha foi corajosa", disse o fazendeiro, "agarrada a uma bolsinha com uma escova e um pente dentro. O menino aproximou-se e me disse para conseguir socorro para sua mãe e seu pai. Ele é o garoto mais valente que eu já conheci. Seus pés estavam muito cortados, mas ele não quis descansar. Ele só tinha um pensamento na cabeça: obter ajuda para os seus pais".
O organizador do grupo de resgate disse: "Vocês podem pensar que 12 horas não é muito tempo, mas esse é um dos territórios mais difíceis que existe. A floresta é densa e o mato é cheio de cobras mortíferas e aranhas venenosas. Não creio que aquelas duas crianças poderiam resistr por mais tempo lá".
Roslyn falou sobre seu sofrimento. Ela disse: "Mamãe nos disse para sermos valentes e buscarmos socorro". O nevoeiro era forte e não conseguíamos ver para onde estávamos indo. As árvores tinham grandes raízes acima da terra e eu ficava tropeçando nelas. O terreno era acidentado. Mamãe tinha dito para tirarmos os sapatos no avião para ficarmos mais confortáveis, assim quando o avião caiu não conseguimos encontrá-los. Os pés doíam quando andávamos por lá. Havia pedras ásperas e machucavam os meus dedos". E continuou: "Estávamos muito assustados. Ouvíamos bichos rastejando ao nosso redor. Uma vez, ouvimos esse ruído muito alto num mato bem perto da gente. Eu gritei. Murray foi bem valente. Ele me abraçou e me disse: 'não se preocupe, não vou deixar que nada lhe aconteça".
Murray disse: "Eu também estava muito assustado, mas não queria que Roslyn soubesse. Fiquei pensando na mamãe e no papai e como tínhamos que obter ajuda. Eu nunca havia andando tanto. A pior parte, é claro, foi estarmos sem sapatos. De vez em quando, Roslyn parava e chorava. Às vezes, eu a deixava se deitar um pouquinho." O grupo de resgate chegou tarde e Murray lamentou: "Eu gostaria de poder dizer à minha mãe e meu pai que tentamos o máximo".
Que semelhança com o que Jesus fez! As pessoas que Ele criou, num planeta também feito por Ele, estavam em perigo. Sem ajuda, não iriam sobreviver. E Ele disse: "Eu vou, Pai". E o Pai disse: "Vá, Filho. E não pare por nada!" Ele deixou sua coroa para trás e não parou para nada. Ele só conseguia pensar em encontrar socorro, achar um meio de salvar você e eu. Várias vezes, Ele orou: "Pai, Me dê
coragem"! E assim, Ele veio para Belém!
Quando tinha 12 anos, visitou o magnífico templo e lá, pela primeira vez, viu os sacerdotes ofertando cordeiros inocentes no altar. Ele ficou fascinado com o que viu. Havia alguma coisa misteriosa sobre aquilo tudo. Alguma coisa que parecia estar ligada à Sua própria vida. Aí, de repente, entendeu: Ele próprio iria ser o cordeiro; Ele próprio iria ser o sacrifício inocente pelos pecados dos homens; Ele próprio era o caminho para salvar a humanidade perdida. Por isso, Ele teve que vir! E assim Ele seguiu até o Calvário.
Ele só conseguia pensar nos homens e mulheres que estavam perdidos. Ele tinha que prosseguir, pois Ele era o cordeiro. Agora, temos uma opção quanto ao final da história. Pode terminar com você e eu mortos na cabine de um avião destroçado ou pode terminar no resgate mais espetacular de todos os tempos, se quisermos. E quando tudo terminar, quando o último homem tiver feito sua escolha, e quando milhões tiverem escolhido afundarem com este planeta, pareço ouvir o Salvador dizendo: "Pai, Eu gostaria de poder dizer a eles que tentei o máximo".
É possível que estejamos confusos sobre o que é realmente espetacular. A cruz do Calvário é o evento mais espetacular de todos os tempos. Ela é a incrível prova de Deus perante o tribunal do Universo. É seu irrefutável argumento às acusações daqueles que disseram que Jesus não se importava com a humanidade.
Se você quer o espetacular, não terá que esperar muito. Deus logo lhe dará algo assim. Deus está deixando Satanás fazer seus milagres primeiro. Depois Deus fará os dEle. E os de Satanás, em comparação aos de Deus, vão parecer truques bobos!
Não existem palavras para descrever o dia em que Deus assumir tudo. Nossos potentes megatons vão parecer pipocas quando Deus tomar os assuntos da Terra em Suas mãos. E Satanás só poderá ficar de lado assistindo, impotente, maravilhado, e, é claro, apavorado!
O anjo caído pode, com os seus brinquedos, parar alguns motores, mas Deus pode parar a História! Satanás pode fazer as bússolas girarem, mas Deus pode desafiar a gravidade e elevar o Seu povo até o céu, levando-o para o lar! Os ÓVNIS de Satanás podem chamuscar um pedaço de terra, mas Deus pode fazer montanhas fumegarem com a Sua presença! Satanás pode trazer fogo do céu para enganar os homens, mas Deus, com fogo, pode destruir a Terra e fazê-la novamente nova. Satanás pode imprimir uma imagem misteriosa em um pedacinho de filme, mas Deus pode imprimir Sua própria imagem nos corações humanos. Satanás pode fazer a personalidade se deteriorar, mas Deus pode renovar os homens.
Vidas transformadas é o maior de todos os milagres! A vida do cristão confiante é uma constante espetacular. É uma sucessão de milagres, e o relógio de Deus é absolutamente preciso. Ele nunca se atrasa. Nenhuma emergência O pega de surpresa! Não temos que nos preocupar com o momento de Deus agir. Repetidas vezes tem sido demonstrado que Sua providência pode atuar seguramente sob circunstâncias tão precárias que o mais leve vento poderia tirar um viajante de sua rota, onde somente uma palavra não dita, um assunto aparentemente trivial negligenciado, poderiam bloquear o plano divino. Como é que eu sei? Porque tenho visto. Você não gostaria de estar assistindo ao dia em que Deus surgiu no espaço e ordenou que o mundo existisse? Ele só pronunciou a palavra e tudo passou a existir.
Gosto do modo colorido como o Dr. Shadrack Meschack Lockridge o pinta. Veja: "Apoiado sobre o nada, Ele alcançou onde nada havia para ser alcançado e pegou alguma coisa de onde nada havia para ser pego, e pendurou algo sobre o nada e ordenou que ali ficasse... Sobre o nada Ele tomou o martelo de Sua própria vontade e golpeou a bigorna de Sua onipotência e quando fagulhas saltaram, Ele as tomou na ponta de Seus dedos e as arremessou ao espaço, adornando, assim, o céu com estrelas"!
Bem, de qualquer modo que Deus tenha feito, foi espetacular sem dúvida! E houve também o dilúvio dos dias de Noé. Nada do que já experimentamos pode nos qualificar para entender o que aconteceu. Espetacular? Eu diria que sim. Água vindo das nuvens em gigantescas cataratas. Água esguichando de dentro da terra, relâmpagos rasgando o céu, montanhas subindo e caindo, vento, fogo e vulcões. Maremotos, a terra rachada, retorcida e revolvida de um modo impossível de se descrever. Um espetáculo negativo que deixou apenas oito pessoas com vida!
Você e eu podemos ter poltronas especiais no final espetacular da História: a volta de Jesus à Terra. Mas isso não seria correto porque não haverá nenhuma poltrona especial. Não haverá nenhum expectador porque todos os homens, mulheres e crianças estarão envolvidos pessoalmente, e a natureza do envolvimento depende de cada indivíduo!
Note a impressionante descrição que Ellen White fez do dia da volta de Jesus: "É a meia-noite que Deus manifesta o Seu poder para o livramento de Seu povo. O sol aparece resplandecendo em sua força. Sinais e maravilhas se seguem em rápida sucessão. Os ímpios contemplam a cena com terror e espanto, enquanto os justos vêem com solene alegria os sinais de seu livramento. Tudo na natureza parece desviado de seu curso. As correntes de água deixam de fluir. Nuvens negras e pesadas sobem e chocam-se umas nas outras. Em meio dos céus agitados, acha-se um espaço claro de glória indescritível, donde vem a glória de Deus como o som de muitas águas, dizendo: `Está feito.' Essa voz abala os céus e a terra. Há um grande terremoto, tão grande. O firmamento parece abrir-se e fechar-se. A glória do trono de Deus dir-se-ia atravessar a atmosfera. As montanhas agitam-se como a cana ao vento, e anfractuosas rochas são espalhadas por todos os lados. Há um estrondo como de uma tempestade a sobrevir. O mar é açoitado com fúria. Ouve-se o sibilar do furacão, semelhante à voz de demônios na missão de destruir. A terra inteira se levanta, dilatando-se como as ondas do mar. Sua superfície está a quebrar-se. Seu próprio fundamento parece ceder. Cadeias de montanhas estão a soçobrar. Desaparecem ilhas habitadas. Os portos marítimos que pela iniqüidade, se tornaram como Sodoma, são tragados pelas águas enfurecidas... Grandes pedras de saraiva, cada uma "do peso de um talento," estão a fazer sua obra de destruição. As mais orgulhosas cidades da Terra são derribadas... relâmpagos terríveis estalam dos céus, envolvendo a terra num lençol de chamas. Por sobre o estrondo medonho do trovão, vozes misteriosas e terríveis declaram a sorte dos ímpios... os que pouco antes eram tão descuidados, tão jactanciosos e desafiadores, acham-se agora vencidos pela consternação, e a estremecer de medo. Ouve-se o seu pranto, acima do som dos elementos. Demônios reconhecem a divindade de Cristo, e tremem diante de Seu poder, enquanto homens estão suplicando misericórdia e rastejando em abjeto terror... por uma fenda nas nuvens, fulgura uma estrela cujo brilho aumenta quadruplicadamente em contraste com as trevas. Fala de esperança e alegria aos fiéis, mas de severidade e ira aos transgressores da lei de Deus. ...Surge logo no oriente uma pequena nuvem negra, aproximadamente da metade do tamanho da mão de um homem. É a nuvem que rodeia o Salvador, e que, a distância, parece estar envolta em trevas. O povo de Deus sabe ser esse o sinal do Filho do Homem. Em solene silêncio fitam-na enquanto se aproxima da terra, mais e mais brilhante e gloriosa, até se tornar grande nuvem branca, mostrando na base uma glória semelhante ao fogo consumidor e encimada pelo arco-íris do concerto. Jesus, na nuvem, avança como poderoso vencedor... com antífonas de melodia celestial, os santos anjos, em vasta e inumerável multidão, acompanham-No em Seu avanço...nenhuma pena humana pode descrever esta cena, mente alguma mortal é apta para conceber seu esplendor." O grande conflito. Páginas 642 - 646.
Uma cena espetacular, sem palavras que a descrevam! Mas a cruz do Calvário é mais espetacular ainda do que a volta de Jesus a Terra. Sua volta a este planeta pode ser entendida. O Calvário jamais. Não inteiramente, não pelos homens, não pelos anjos, não pelos residentes dos mundos caídos.
Calvário! O dia mais trágico de toda a História. Homens pregando o Criador na cruz! Mas foi também um dia de grande júbilo. Os homens não sabiam o que estava acontecendo naquele dia, mas os anjos sabiam. Quando eles ouviram o Filho de Deus clamar da cruz "Está consumado"!, sabiam seu significado para todo o Universo. Jesus havia chegado à linha final e caído morto ao cruzá-la. Mas ele conseguiu chegar, sem pecar uma só vez. Nenhuma tentação, nenhum teste de sua fé ou de sua paciência, nenhum truque do inimigo, deixou a mais leve mancha sobre Ele. Ele foi um Salvador perfeito! Mas os homens que Ele veio salvar não quiseram ser salvos!
Que tragédia escandalosa teria sido se Murray e Roslyn tivessem enfrentado aquela escarpa traiçoeira como fizeram, e o grupo de resgate tivesse chegado até seus pais a tempo e estes lhe dissessem que não queriam ser resgatados. Depois de tudo que havia custado para tornar possível o resgate! E isso é o que alguns de nós estamos fazendo ao nosso Senhor. Ele sofreu infinitamente mais que aquelas duas crianças. Ele andou por territórios infestados de serpentes por 33 anos e foi para o lar de Seu pai com as mãos e os pés feridos pela eternidade devido à ousada tentativa de resgate.
Vamos dizer-Lhe que não queremos ser resgatados depois de tudo? Trinta e três anos! E Ele nunca voltou atrás. Às vezes, Ele estava cansado, desmaiando, tão exausto, tão esmagado por tudo que os anjos O deixaram descansar por uns momentos em seus braços. Mas Ele continuava pensando em você e em mim. E tinha que prosseguir. Ele era o Cordeiro de Deus. E tinha um compromisso com uma rude cruz nos arredores de Jerusalém. Uma cruz que deveria ter sido sua e minha! É perfeitamente seguro deixar Jesus dominar o seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário