quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Condições divinas

Veja o rei Asa. Esse homem levou o povo de Deus à uma vitória miraculosa contra um exército de um milhão de homens da Etiópia. Mais tarde ele testifica ter sido a presença de Deus que dispersou o inimigo: “Clamou Asa... Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco; ajuda-nos... porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão... O Senhor feriu os etíopes diante de Asa” (2 Crônicas 14:11-12).
Quando Asa levou seu exército triunfante de volta a Jerusalém o profeta Azarias o encontra à entrada da cidade com essa mensagem: “Ouvi-me, Asa... O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará. Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus... Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado” (15:2-4).
Eis o segredo de se conseguir e manter a presença de Deus em sua vida. O Senhor relembra a Asa em termos não imprecisos: “Asa, nunca se esqueça de como você conseguiu essa vitória; quando estava com problema, você Me buscou de todo coração e enviei Minha presença a ti. Lembre-se, foi a Minha presença que o levou à vitória”.
Quando não há a presença de Deus, tudo fica fora de ordem - sem lei, sem orientação e sem o ensino do certo. Todo mundo se torna sua própria lei, e faz como quer. É bem o retrato de muitos lares cristãos atualmente: tudo em desordem, sem paz ou descanso, cada um fazendo o que lhe agrada. O Senhor em Sua misericórdia sofre com essa desordem.
Mas não precisa ser assim. As promessas de Deus são imutáveis, e Sua palavra garante, “Pelo resto da vida, se você continuar Me buscando Eu estarei contigo. Quando clamar, serei achado por ti”.
Isso não é algum tipo de teologia complicada. Qualquer um pode ter a presença continuada de Deus se ele ou ela simplesmente O invocar em fé. Recebemos a promessa, “O Senhor... se deixará achar” (15:2). A palavra “achar” em hebraico aqui quer dizer “Sua presença vindo para capacitar, abençoar”. Em outras palavras: “Busque o Senhor de todo o coração, e Ele manifestará a Sua presença. Será o TodoPoderoso capacitando-o para se manter firme e sem medo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário