Referência: Colossenses 1.1-12
INTRODUÇÃO
1. A igreja de Colossos foi fundada durante o período que Paulo passou em Éfeso. Ele criou um Instituto Bíblico em Éfeso e daí toda a Ásia foi evangelizada (At 19:9,10). Nesse tempo, pelo menos dois homens foram ganhos para Cristo por Paulo, Epafras e Filemon (Fm 19). Filemon tinha uma igreja em sua casa (Fm 2; Cl 4:17). Epafras foi o fundador da igreja (1:7; 4:12-13). Lição: Nem sempre Deus precisa de um grande líder para estabelecer uma nova igreja. Esses dois homens leigos começaram pelo menos três igrejas (Laodicéia, Hierápolis e Colossos – Cl 4:13).
2. A igreja passou a enfrentar alguns problemas doutrinários e Epafras foi a Roma buscar ajuda de Paulo para resolver essas questões. Essa carta é a resposta de Paulo aos problemas doutrinários que a igreja estava enfrentando: 1) O Perigo das falsas filosofias (2:8-13); 2) O Perigo do legalismo (2:14-17); 3) O Perigo do falso misticismo (2:18-19); 4) O Perigo do ascetismo (2:20-23).
3. Paulo estava preso em Roma. Nesse tempo um escravo de Filemon fugiu para Roma e Paulo o ganhou para Cristo e o enviou de volta a Filemon em Colossos. Nessa mesma época, Epafras vai a Roma para informar Paulo dos problemas da igreja. Epafras permanece com Paulo enquanto Onézimo e Tíquico levam a carta do apóstolo (4:7-9) à igreja de Colossos.
4. Esta carta é pertinente hoje como o foi no primeiro século, porque também estamos enfrentando o problema de doutrinas estranhas estarem atingindo a igreja de Cristo, como misticismo, sincretismo, legalismo e ascetismo. O resgate da verdade de Deus e do senhorio de Cristo precisa ser anunciado com urgência e poder novamente.
2. A igreja passou a enfrentar alguns problemas doutrinários e Epafras foi a Roma buscar ajuda de Paulo para resolver essas questões. Essa carta é a resposta de Paulo aos problemas doutrinários que a igreja estava enfrentando: 1) O Perigo das falsas filosofias (2:8-13); 2) O Perigo do legalismo (2:14-17); 3) O Perigo do falso misticismo (2:18-19); 4) O Perigo do ascetismo (2:20-23).
3. Paulo estava preso em Roma. Nesse tempo um escravo de Filemon fugiu para Roma e Paulo o ganhou para Cristo e o enviou de volta a Filemon em Colossos. Nessa mesma época, Epafras vai a Roma para informar Paulo dos problemas da igreja. Epafras permanece com Paulo enquanto Onézimo e Tíquico levam a carta do apóstolo (4:7-9) à igreja de Colossos.
4. Esta carta é pertinente hoje como o foi no primeiro século, porque também estamos enfrentando o problema de doutrinas estranhas estarem atingindo a igreja de Cristo, como misticismo, sincretismo, legalismo e ascetismo. O resgate da verdade de Deus e do senhorio de Cristo precisa ser anunciado com urgência e poder novamente.
I. A AUTORIDADE DAQUELE QUE PROCLAMA O EVANGELHO – V. 1
1. Paulo apresenta-se como um enviado de Cristo – v. 1
• Paulo escreve como um representante oficial do Ungido Filho de Deus.
• Paulo escreve como um representante oficial do Ungido Filho de Deus.
2. Paulo apresenta-se como alguém que recebeu uma mensagem de Deus – v. 1
• Ele alcançou o seu apostolado não por aspiração, nem por usurpação nem mesmo por nomeação, por por divina vocação (Gl 1:15,16).
• Ele alcançou o seu apostolado não por aspiração, nem por usurpação nem mesmo por nomeação, por por divina vocação (Gl 1:15,16).
II. A GLORIOSA POSIÇÃO DAQUELES QUE RECEBERAM O EVANGELHO – V. 2
1. Eles pertencem à igreja celestial – v. 2
• Eles são santos e fiéis em Cristo. Eles estão unidos a Cristo. Eles morreram com Cristo. Ressuscitaram com Cristo. Estão escondidos com Cristo em Deus. Estão assentados com Cristo nos lugares celestiais. Eles vivem em Cristo, andam em Cristo e vão reinar com Cristo.
• Eles são santos e fiéis em Cristo. Eles estão unidos a Cristo. Eles morreram com Cristo. Ressuscitaram com Cristo. Estão escondidos com Cristo em Deus. Estão assentados com Cristo nos lugares celestiais. Eles vivem em Cristo, andam em Cristo e vão reinar com Cristo.
2. Eles pertencem à igreja terrenal – v. 2b
• Eles estão não apenas em Cristo, mas também em Colossos. É uma igreja geográfica. Gente que tem nome, endereço, problemas, aflições, que enfrenta ataques, perseguição, perigos.
• Eles estão não apenas em Cristo, mas também em Colossos. É uma igreja geográfica. Gente que tem nome, endereço, problemas, aflições, que enfrenta ataques, perseguição, perigos.
III. O PODEROSO MILAGRE MANIFESTADO NA VIDA DAQUELES QUE ABRAÇARAM O EVANGELHO – V. 3-8
1. Eles ouviram o Evangelho – v. 5b-7
• Epafras foi evangelizado por Paulo e Epafras, agora os evangeliza (1:7; 4:12-13). Epafras cumpriu o que Jesus disse para o gadareno “Vai para os teus e anuncia-lhes quantas cousas o Senhor fez por ti” (Mc 5:19).
a) O evangelho está centrado na Pessoa de Cristo (v. 4) – Os falsos mestres estavam tentando tirar a preeminência de Cristo do centro do evangelho. Mas, fazer isso é destruir o evangelho. Jesus Cristo é a essência do evangelho.
b) O evangelho é uma mensagem que consiste na verdade (v. 5) – Ao longo dos séculos os homens têm tentado destruir a Palavra da verdade, mas têm fracassado. Os homens sempre têm fé em alguma coisa, mas a nossa confiança está na Palavra da verdade.
c) O evangelho é a messagem da graça de Deus (v. 6b) – A graça é quando Deus me dá o que eu não mereço. Não alcanço o favor de Deus por quem eu sou ou pelo que eu faço, mas por aquilo que Cristo fez por mim.
d) O evangelho é universal em seu escopo (v. 6) – O evangelho produz fruto em qualquer lugar do mundo (v. 6). Ele é supracultural. O evangelho deve ser anunciado em todo o lugar do mundo (v. 23).
• Epafras foi evangelizado por Paulo e Epafras, agora os evangeliza (1:7; 4:12-13). Epafras cumpriu o que Jesus disse para o gadareno “Vai para os teus e anuncia-lhes quantas cousas o Senhor fez por ti” (Mc 5:19).
a) O evangelho está centrado na Pessoa de Cristo (v. 4) – Os falsos mestres estavam tentando tirar a preeminência de Cristo do centro do evangelho. Mas, fazer isso é destruir o evangelho. Jesus Cristo é a essência do evangelho.
b) O evangelho é uma mensagem que consiste na verdade (v. 5) – Ao longo dos séculos os homens têm tentado destruir a Palavra da verdade, mas têm fracassado. Os homens sempre têm fé em alguma coisa, mas a nossa confiança está na Palavra da verdade.
c) O evangelho é a messagem da graça de Deus (v. 6b) – A graça é quando Deus me dá o que eu não mereço. Não alcanço o favor de Deus por quem eu sou ou pelo que eu faço, mas por aquilo que Cristo fez por mim.
d) O evangelho é universal em seu escopo (v. 6) – O evangelho produz fruto em qualquer lugar do mundo (v. 6). Ele é supracultural. O evangelho deve ser anunciado em todo o lugar do mundo (v. 23).
2. Eles creram em Jesus Cristo – v. 4
• Milhões ouvem o evangelho, mas não crêem, mas os que crêem recebem a vida eterna (Jo 3:14-18).
• Outros crêem em outro evangelho e perecem.
• Nós não somos salvos pela fé na fé.
• Nós não somos salvos pela fé em doutrinas – Há pessoas que crêem o que os outros crêem, mas não foram transformados por essa crença. “No que você crê? No mesmo que a minha igreja crê. E o que a sua igreja crê? No mesmo que eu creio. E o que você e sua igreja crêem? Na mesma coisa.”
• A fé envolve sua mente, emoção e vontade. É crer em Cristo, como diz a Escritura (Jo 7:37-38).
• Milhões ouvem o evangelho, mas não crêem, mas os que crêem recebem a vida eterna (Jo 3:14-18).
• Outros crêem em outro evangelho e perecem.
• Nós não somos salvos pela fé na fé.
• Nós não somos salvos pela fé em doutrinas – Há pessoas que crêem o que os outros crêem, mas não foram transformados por essa crença. “No que você crê? No mesmo que a minha igreja crê. E o que a sua igreja crê? No mesmo que eu creio. E o que você e sua igreja crêem? Na mesma coisa.”
• A fé envolve sua mente, emoção e vontade. É crer em Cristo, como diz a Escritura (Jo 7:37-38).
3. Eles foram discipulados – v. 7
• Epafras não apenas levou aqueles crentes a Cristo, mas também os instruiu.
• O perigo de sermos uma igreja creche – muitos bebês, chorando, pensando apenas em diversão, tomando leite, suceptíveis, inseguros.
• Epafras como fiel ministro não apenas os instruiu (1:7), mas também orou por eles (4:12-13).
• Epafras não apenas levou aqueles crentes a Cristo, mas também os instruiu.
• O perigo de sermos uma igreja creche – muitos bebês, chorando, pensando apenas em diversão, tomando leite, suceptíveis, inseguros.
• Epafras como fiel ministro não apenas os instruiu (1:7), mas também orou por eles (4:12-13).
4. Eles tornaram-se crentes frutíferos – v. 6,8
• A Palavra de Deus é semente (Lc 8:11). Isso significa que ela tem vida em si mesma (Hb 4:12). Quando ela é semeada no coração da pessoas, ela produz fruto (Cl 1:6).
• Eles creram em Cristo e amaram os irmãos (v. 4). Não podemos separar fé de amor, a prova doutrinária da prova social, o lado vertical e horizontal da vida cristã.
• A igreja de Colossenses manifestava em sua vida as três virtudes cardeais do Cristianismo: Amor, Fé e Esperança.
• A Palavra de Deus é semente (Lc 8:11). Isso significa que ela tem vida em si mesma (Hb 4:12). Quando ela é semeada no coração da pessoas, ela produz fruto (Cl 1:6).
• Eles creram em Cristo e amaram os irmãos (v. 4). Não podemos separar fé de amor, a prova doutrinária da prova social, o lado vertical e horizontal da vida cristã.
• A igreja de Colossenses manifestava em sua vida as três virtudes cardeais do Cristianismo: Amor, Fé e Esperança.
IV. UMA PODEROSA ORAÇÃO EM FAVOR DO PROGRESSO DO EVANGELHO – V. 9-12
1. Ele orou por inteligência espiritual – v. 9
a) Transbordar do pleno conhecimento da sua vontade
b) Em toda sabedoria
c) Em todo entendimento espiritual
a) Transbordar do pleno conhecimento da sua vontade
b) Em toda sabedoria
c) Em todo entendimento espiritual
2. Ele orou por obediência prática – v. 10
a) A fim de vivermos de modo digno do Senhor
b) A fim de vivermos para o seu inteiro agrado
c) A fim de vivermos frutificando em toda boa obra
d) A fim de vivermos crescendo no pleno conhecimento de Deus
a) A fim de vivermos de modo digno do Senhor
b) A fim de vivermos para o seu inteiro agrado
c) A fim de vivermos frutificando em toda boa obra
d) A fim de vivermos crescendo no pleno conhecimento de Deus
3. Ele orou por excelência moral – v. 11-12
a) Fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória
b) Com toda a perseverança (hupomone) –
c) Com toda longanimidade (macrotimia) –
d) Com alegria, dando graças (1:3; 1:12; 2:7; 3:17-17; 4:2).
a) Fortalecidos com todo o poder, segundo a força da sua glória
b) Com toda a perseverança (hupomone) –
c) Com toda longanimidade (macrotimia) –
d) Com alegria, dando graças (1:3; 1:12; 2:7; 3:17-17; 4:2).
CONCLUSÃO
• O apóstolo Paulo cita cinco consequências de uma conduta cristã digna do Senhor:
1) Agradando a Deus
2) Frutificando em toda boa obra
3) Crescendo no pleno conhecimento de Deus
4) Sendo fortalecidos com todo o poder de Deus
5) Dando graças a Deus
1) Agradando a Deus
2) Frutificando em toda boa obra
3) Crescendo no pleno conhecimento de Deus
4) Sendo fortalecidos com todo o poder de Deus
5) Dando graças a Deus
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