sábado, 30 de junho de 2012

DEUS É TREMENDO SL 97



A mensagem é de um Reinado Absoluto e nada escapa do governo deste Deus Tremendo.


Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de júbilo. Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande Rei de toda a terra - Salmo 47.1-2.
O nosso Deus Todo Poderoso governa a tudo e a todos, obedecendo aos Seus Mandamentos ou não, Ele exerce soberania absoluta. Ele abençoa ou amaldiçoa segundo as obras de cada um (Deuteronômio 27.15-26 e Capítulo 28; Apocalipse 20.13). Reina o SENHOR Deus com majestade, Ele é tremendo, sobre todo o universo, sobre todos os deuses e sobre os justos.

01. Sobre todo o universo - V. 1-5

Reina o SENHOR. Regozije-se a terra, alegrem-se as muitas ilhas.
A ordem é para que vivamos festivamente, na alegria da grande libertação que alcança os povos de toda a terra e até os povos dos lugares mais remotos "as muitas ilhas".
Nuvens e escuridão o rodeiam, justiça e juízo são a base do seu Trono. Adiante DELE vai um fogo que lhe consome os inimigos em redor. Os seusrelâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e estremece. Derretem-se como cera os montes, na presença do SENHOR, na presença do Senhor de toda a terra.
Deus é Tremendo, justiça e juízo são a base do seu Trono, adiante DELE vai um fogo que lhe consome os inimigos em redor. É Deus exercendo justiça e juízo, protegendo os obedientes sob Suas Asas de amor e condenando os Seus inimigos, os rebeldes, no fogo consumidor de Sua ira.
Deus é Tremendo, todo o universo está sob Seu governo, nada escapa da Luz de Deus, justiça e juízo é o Seu modo de governar; até os montes derretem-se, nenhum lugar é seguro para quem está sem Deus.

02. Sobre todos os deuses e seus seguidores - V. 6-9

Os céus anunciam a Sua Justiça, e todos os povos vêem a Sua Glória.
Esta Glória atribuída a Deus, também aponta para a Glória de Jesus no Dia do Juízo Final: Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem;todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória - Mateus 24.30.
Deus é Tremendo, com Poder e Glória, sobre todos os deuses e seus seguidores: Sejam confundidos todos os que servem a imagens de escultura, os que se gloriam de ídolos; prostrem-se diante DELE todos osdeuses.
Diante de tanta idolatria, resta-nos uma alegria, a Justiça de Deus.  "Sião e Filhas de Judá" apontam para a Igreja do SENHOR Jesus: Sião ouve e se alegra, as filhas de Judá se regozijam, por causa da Tua Justiça, ó SENHOR. Pois Tu, SENHOR, és o Altíssimo sobre toda a terra; Tu éssobremodo elevado acima de todos os deuses.
Então, a Igreja do SENHOR Jesus, alegra-se e congratula-se porque Deus é Majestade, é Tremendo, é o Altíssimo sobre toda a terra e SENHOR sobre todos os deuses.
Os falsos deuses são espíritos oportunistas e enganadores a procura de alguém para tirar proveito: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar - 1ª Pedro 5.8.
Procure conhecer o Deus Tremendo, pela Bíblia, assim, quando aparecerem os falsos deuses, saberás identificá-los.

03. Sobre todos os justos - V. 10-12

Vós que amais o SENHOR, detestai o mal.
Deus é Tremendo sobre todos os justos. Pessoas justas são aquelas que amam a Deus sobre todas as coisas (Mateus 22.37), obedecem aos Seus Mandamentos até o fim (Filipenses 2.5-8) e detestam o mal (Romanos 12.9).
Deus é Tremendo: Ele guarda a alma (consciência, intelecto) dos seus santos, livra-os da mão dos ímpios. A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração. Alegrai-vos no SENHOR, ó justos, e dai louvores ao seu santo nome.
Além de proteger Ele dá uma ordem imperativa: Alegrai-vos no SENHOR, dai louvores ao seu santo nome.
Ele faz a Sua parte nos protegendo mas, exige que tenhamos um modo de vida diferente, devemos viver com alegria e gratidão.

Conclusão

Deus é Majestade absoluta, temível e temido por toda a Sua criação. Ele é elevado acima de tudo e de todos, Ele é simplesmente Tremendo!
E você, tem vivido com temor e tremor, tem obedecido aos Mandamentos do nosso Deus que é Tremendo?
Deus é Tremendo, entregou Seu Filho para morrer na cruz em nosso lugar (João 3.16).

Vocabulário:
Majestade: Imponência, Excelência, Grandeza.
Tremendo: Que faz tremer, grande, formidável, terrível.
Deuses: Divindades de culto pagão ou de qualquer religião.
Imagens de escultura: Objetos semelhantes a qualquer criatura.
Ídolos: São apresentados na forma de imagem de seres humanos, de animais, de astros e planetas que lhes é atribuído poder e culto.
Ímpio: Pessoa contrária ao Cristianismo, que não respeita as coisas de Deus, mesmo conhecendo-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário