segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ALGUÉM, UM LUGAR, UM TEMPO, UMA PERGUNTA, UMA TRADIÇÃO JOÃO 5.2-7,9

         
 1) Tanque de Betesda nos dias de JESUS                 Nos dias de hoje

UM LUGAR
2) “ORA, EXISTE ALI, JUNTO À PORTA DAS OVELHAS, UM TANQUE, CHAMADO EM HEBRAICO BETESDA, O QUAL TEM CINCO PAVILHÕES”.
- Temos muitas vezes uma tradição: “Só posso ser curado na igreja”; Outras tradições até mais nocivas: só minha religião é a certa – todas as outras estão erradas! Esquecemos que nosso Deus é maior que o infinito e está em todos os lugares. Deus não se prende a um lugar. Há os que receberam seus milagres, no leito, na barriga de um grande peixe, na sequidão de um deserto; acorrentado à colunas; no fundo de um posso cheio de barro; na sarjeta ou em frente de um computador. Deus é Deus, ele tudo pode, em qualquer lugar, em qualquer hora.

UM PROBLEMA
 
3) “NESTES, JAZIA UMA MULTIDÃO DE ENFERMOS, CEGOS, COXOS, PARALÍTICOS”
- Há daqueles que se encontram enfermos, pois as vacinas recebidas dentro das igrejas, muitas vezes com palavras de homens que nada tinham de bíblico, maus testemunhos, escândalos, mentiras, falsas promessas os tornaram mais doentes do que aqueles que não conhecem a Deus ou nunca o buscaram. Há os cegos que doutrinados insistentemente os escravizam de tal forma que chegam a renegar o Soberano Senhor. Há os coxos que andam manquejando entre dois pensamentos, um tantinho na igreja – um tantão no mundo. Há os paralíticos espiritualmente que são levados por qualquer vento de doutrina, acreditando que tudo o que falam escudados por um púlpito, provém do coração de Deus, se deixam levar por desconhecerem as escrituras e o poder de Deus.

ALGUÉM
 
4) “ESPERANDO QUE SE MOVESSE A ÁGUA. PORQUANTO UM ANJO DESCIA EM CERTO TEMPO, AGITANDO-A; E O PRIMEIRO QUE ENTRAVA NO TANQUE, UMA VEZ AGITADA A ÁGUA, SARAVA DE QUALQUER DOENÇA QUE TIVESSE.”
- Alguém tem ou vai fazer! Esquecem que o véu que separava, já não separa mais, que hoje não dependemos que o sumo sacerdote, uma vez por ano, adentre ao Lugar Santíssimo para interceder por nós. Esquecem ou desconhecem que há um caminho de sangue, o sangue do Cordeiro de Deus que nos leva e nos dá acesso individualmente à presença do Senhor, onde podemos nos derramar, sem o perigo de sermos fulminados como o era possível ocorrer no passado da Lei.

UM TEMPO
5) “ESTAVA ALI UM HOMEM ENFERMO HAVIA TRINTA E OITO ANOS.”
- O dia da possibilidade da cura, da mudança, da transformação através de Jesus se chama hoje. Há quanto tempo esperamos? Quando vamos nos decidir por Cristo e aceitá-lo como nosso suficiente Salvador? Uma vida inteira, depois de nos aposentarmos? Vamos “aproveitar” a vida hoje – comamos e bebamos pois amanhã morreremos? E se morrermos para onde iremos, sem salvação?

UMA PERGUNTA
6) “JESUS, VENDO-O DEITADO E SABENDO QUE ESTAVA ASSIM HÁ MUITO TEMPO, PERGUNTOU-LHE: QUERES SER CURADO?”
- O que queremos realmente? Mudar só com Cristo. Liberdade só em Cristo. Estás cansado da vida que tens. A alegria que sentes é passageira, é o tempo que dura o copo de cerveja? DEUS PROVIDENCIOU A SOLUÇÃO PARA A SALVAÇÃO DO SER HUMANO: ELE MESMO!

UMA RESPOSTA
7) “RESPONDEU-LHE O ENFERMO: SENHOR, NÃO TENHO NINGUÉM QUE ME PONHA NO TANQUE, QUANDO A ÁGUA É AGITADA; POIS, ENQUANTO EU VOU, DESCE OUTRO ANTES DE MIM”.
- Nós temos Pai, que nos ama de tal maneira que enviou seu único Filho para que morresse em nosso lugar. Ele nos carrega nos braços, e de maneira nenhuma nos deixará, de forma alguma nos abandonará.

UMA TRADIÇÃO
 
9) “IMEDIATAMENTE, O HOMEM SE VIU CURADO E, TOMANDO O LEITO, PÔS-SE A ANDAR. E AQUELE DIA ERA SÁBADO”

- Quantas vezes os nossos preconceitos impedem que o Senhor nos abençoe. Diferenciamos entre dia e dia, cor da pele, posição social ou aqueles mais íntimos que escondemos de nós mesmos? Diziam antigamente que era o complexo de Gabriela: eu nasci assim, sou mesmo assim etc. Nasci nesta igreja, só eu estou certo, quantas barreiras criamos e impedimos que o Senhor realmente nos torne vitoriosos!