terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como Conhecer a vontade do Pai - by John Nelson Darby

 

Para conhecermos a vontade do Pai nossa diretriz sempre será o ESPIRITO SANTO, não tenha dúvida disso. Mais para que ele se manifeste em nossas vidas nos levando a maior intimidade com o Pai devemos primeiramente nos colocar em posição de santidade, separados do mundo e do pecado; primeiramente devemos abrir o nosso coração para Ele entrar, lembre-se não é possivel encher um vaso que já está cheio, ou seja esvaziando-se de nós mesmos é um dos passos essenciais.

Nossa Situação Espiritual

Se um filho tivesse por hábito desprezar seu pai, sem sequer dar-se ao trabalho de procurar conhecer as opiniões e a vontade dele, seria fácil deduzir que tal filho não sabe o que seria do agrado do pai, quando se deparasse com alguma dificuldade em seu caminho.

Há coisas na nossa vida a respeito das quais Deus nos forneceu somente princípios gerais, para por à prova a situação da alma de cada um.

Como próximo exemplo, tomemos o relacionamento entre a esposa e seu marido. Dado que ela tenha os sentimentos e o espírito de uma esposa, fica claro que não terá dúvida nem sequer por um instante, a respeito do que seja agradável a seu marido, mesmo numa situação em que ele não tenha manifestado o seu desejo. Ora, isso é algo que precisa ser exercitado. Deus não há de permitir que seus filhos se esquivem de passar por esse exercício. "Se os teus olhos forem bons todo o teu corpo será luz" (Mt 6:22).

As pessoas gostariam de possuir algo de fácil consulta, talvez assim como um livro de receitas, para consultar a respeito da vontade de Deus.

Não existe, no entanto, nenhum meio de conhecê-la, que não esteja diretamente relacionado com o estado da nossa alma.

Além disso, nós, muitas vezes, aos nossos olhos somos demais importantes, a ponto de nos enganarmos a nós mesmos, quanto à vontade de Deus a nosso respeito. Talvez, referente a uma pergunta que nos preocupa, Deus não pretenda responder. Talvez seja a vontade Dele que ocupemos uma posição insignificante.

Às vezes, procuramos descobrir a vontade de Deus nas circunstâncias em que Sua única vontade é que não nos envolvamos nelas, circunstâncias, nas quais a nossa consciência, caso estivesse em ação, nos teria acusado, ocasionando, assim, nossa retirada. Embora seja a nossa própria vontade que nos leva a essas circunstâncias, gostariamos, mesmo assim, de ter a satisfação de ser guiados por Deus. Prática essa, amplamente difundida.

Com certeza não teremos dificuldade em reconhecer a vontade de Deus, quando estivermos próximos a Ele. Durante uma longa vida de atividades poderia acontecer que Deus nem sempre nos manifestasse logo a Sua vontade, a fim de nos sentirmos dependentes Dele, especialmente quando temos a tendência para agir conforme a nossa própria vontade. Repito: " Se o teu olho for bom, todo o teu corpo será luz ". Portanto, se o teu corpo não for luz, também o teu olho não é bom. Talvez você diga: isso é um consolo muito modesto; eu respondo: é um grande consolo para aqueles cujo único desejo é possuir olhos bons, para poder andar com Deus.

"Se alguém andar de dia, não tropeça porque vê a luz deste mundo: mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz" (Jo 11:9-10). O principio é sempre o mesmo. "Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida " (Jo 8: 12). Você não pode se desvencilhar dessas regras da moral do cristianismo. "Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus " (Cl l:9-10).

Como Conhecer a Vontade do Pai
; a reciprocidade dessas duas verdades - conhecer a vontade de Deus para fazê-la, e, fazê-Ia para poder conhecê-la - é de suma importância para a alma. É necessário conhecer muito bem o Senhor, para poder andar digno Dele. Dessa forma será, também, possível crescer no conhecimento do Senhor. " E peço isto: Que a o amor abunde mais e mais em ciência e em todo conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo " (Fp 1:9-10).

Finalmente ainda lemos: "Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e Ele de ninguém é discernido" (1 Co 2: 15).

Assim, é a preciosa vontade de Deus, que a nossa possibilidade em reconhecer a Sua vontade esteja diretamente condicionada ao nosso estado espiritual. Pode ser que consideramos estar em condições para avaliar circunstâncias, contudo, Quem avalia o nosso estado espiritual é Deus. A nós cabe ficarmos perto Dele. Deus não seria bom para conosco, se nos permitisse conhecer Sua vontade sem ficarmos perto Dele. Poderia ser até mesmo confortável estipular uma diretriz para a nossa consciência. Dessa forma, ficaríamos poupados de termos que nos submeter a correções, quanto ao nosso comportamento moral. Se você pretender descobrir a vontade de Deus, sem usar do auto-julgamento, a sua intenção não será boa; mas é o que se vê diariamente.

Um crente pode ter dúvidas ou incertezas a respeito de certa decisão, outro, mais espiritual do que ele, não vê nenhuma dificuldade, e, fica surpreso com as dúvidas do primeiro, chegando, assim, a entender que essas dúvidas são devidas ao estado da alma daquele. "Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe" (2 Pe 1:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário