terça-feira, 9 de agosto de 2011

John Robert Walmsley Stott 1921- 2011

O Rev. Dr. John RW Stott  nasceu em Londres em 1921 para Sir Arnold e Stott Senhora. Ele foi educado em Rugby School, onde se tornou menino cabeça, e do Trinity College de Cambridge. No Trinity ele ganhou a primeira dupla em francês e em teologia, e foi eleito um estudioso sênior. John Stott treinados para o pastorado em Ridley Hall, Cambridge. Ele obteve o doutorado em divindade Lambeth em 1983 e tem doutorados honorários das escolas nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá. Conversão Embora John Stott foi confirmado na Igreja Anglicana em 1936 e participou formais deveres religiosos na escola, ele permaneceu espiritualmente inquieto.
JRWS-at-Hookses,-engaged_2 Como um adolescente típico, eu estava ciente de duas coisas sobre mim mesmo, embora sem dúvida eu não poderia ter articulado-los nestes termos, em seguida. Primeiro, se houvesse um Deus, eu estava distante dele. Eu tentei encontrá-lo, mas ele parecia estar envolto em uma névoa eu não poderia penetrar. Em segundo lugar, eu estava derrotado. Eu sabia que o tipo de pessoa que eu era, e também o tipo de pessoa que eu desejava ser. Entre o ideal ea realidade, houve um grande abismo. Eu tinha altos ideais, mas uma vontade fraca. . . . [W] hat me trouxe a Cristo foi essa sensação de derrota e de estranhamento, e as notícias surpreendentes que o Cristo histórico oferecidos para atender às necessidades muito de que eu estava consciente. m 13 de fevereiro de 1938, Eric Nash (conhecido como 'Bash') veio para dar uma palestra para a União Cristã na Escola de Rugby. 
Seu texto foi a pergunta de Pilatos: "Que farei então com Jesus, que é chamado de Cristo" Que eu precisava fazer alguma coisa com Jesus foi uma idéia totalmente nova para mim, pois eu tinha imaginado que de alguma forma ele tinha feito o que precisava ser feito, e que minha parte foi apenas aquiescer. Este Nash deputado, no entanto, foi discretamente mas poderosamente insistindo que toda a gente tinha que fazer algo a respeito de Jesus, e que ninguém podia permanecer neutro. Ou nós copiamos Pilatos e fracamente rejeitá-lo, ou podemos aceitá-lo pessoalmente e segui-lo.
Depois de conversar reservadamente com Nash e tomando o resto do dia a pensar mais longe,naquela noite em minha cama Eu fiz a experiência de fé, e "abriu a porta" a Cristo. Eu não vi nenhuma relâmpago ... na verdade eu não tinha nenhuma experiência emocional. Eu só arrastou para a cama e fui dormir. Durante semanas depois, até meses, eu tinha certeza que tinha acontecido para mim. Mas aos poucos eu cresci, como o diário que estava escrevendo no momento deixa claro, em uma compreensão mais clara e um firme certeza da salvação e senhorio de Jesus Cristo.
Locais Influência
John Stott tem participado de sua igreja local, All Souls, em Langham Place West End de Londres ( www.allsouls.org ), desde que ele era um menino pequeno. Na verdade uma de suas primeiras memórias de vida é de sentar-se na galeria e soltando bolinhas de papel para os chapéus da moda das senhoras abaixo! Muitos anos depois, e após sua ordenação em 1945, John Stott tornou-se assistente na cura de todas as almas e, em seguida, excepcionalmente, foi direto a tornar-se reitor em 1950. Ele tornou-se reitor emérito em 1975, cargo que continua a manter, e ele ainda prega lá várias vezes a cada trimestre.
Nas palavras de seu biógrafo, Timothy Dudley-Smith "John Stott forneceu um modelo para o internacional no centro da cidade contemporânea ministério agora tão amplamente aceito que alguns agora percebo a sua natureza original e inovador "Central nesse modelo foram cinco critérios:. prioridade da oração, pregação expositiva, evangelismo regular, um acompanhamento cuidadoso dos inquiridores e converte, eo treinamento sistemático de auxiliares e líderes .
Logo após sua nomeação como reitor, Dr. Stott começou a incentivar os membros da igreja para frequentar um curso de treinamento semanal no evangelismo. A "serviço ao cliente" mensal foi criado, combinando a evangelização paroquial regular com a oração da noite Anglicana, e cursos de follow-up discipulado para novos cristãos foram iniciados nas casas das pessoas. Todos os serviços oferecidos Souls hora do almoço no meio da semana, uma reunião de oração semanal e os serviços centrais mensal de oração para os enfermos. "Igreja da Criança" e serviços família foram estabelecidos, um capelão a um grupo de lojas de Oxford Street foi nomeado, e os All Souls Clubhouse foi fundada como um centro comunitário cristão. John Stott levou paróquia visitar a sério, ele mesmo, uma vez disfarçou-se e dormiu sem-teto nas ruas, a fim de descobrir como era.
All Souls Church cresceu numericamente durante os anos 1950 e 1960. John Stott continuamente insistiu com as pessoas a não demitir, as igrejas evangélicas mais perto só para ser uma parte da congregação no All Souls. Como um de seus mentores, Charles Simeon de Cambridge, Dr. Stott recusou oportunidades para o avanço na hierarquia da igreja e permaneceu na mesma igreja em todo o seu ministério. Seu papel como um pastor, sábio oração e carinho com uma capacidade incrível de se lembrar de nomes e circunstâncias tem sido para muitas pessoas a sua contribuição mais significativa. Influência National Quando John Stott começou seu ministério ordenado, os evangélicos tiveram pouca influência na hierarquia da Igreja Anglicana. Através de iniciativas pessoais, tais como a Sociedade reinventou Eclética, Dr. Stott procurou levantar as vistas e moral dos jovens clero evangélico. A partir de um membro fundador de 22 de seus amigos, a sociedade cresceu para mais de 1.000 membros de meados dos anos 1960. Fora deste movimento cresceu muitas iniciativas, principalmente os dois Congressos Nacionais Evangélica Anglicana de 1967 e 1977, o que Dr. Stott presidido. Dr. Stott também foi presidente da Igreja Evangélica da Inglaterra Conselho ( www.ceec.info ) 1967-1984 e presidente de duas influentes organizações cristãs, os britânicos Escritura União ( www.scriptureunion.org.uk ) 1965-1974 e os britânicos Aliança Evangélica ( www.eauk.org ) 1973-1974. Dr. Stott combinou seu compromisso de evangelização e promoção de seus futuros líderes cristãos, envolvendo-se nas Universidades e Faculdades Christian Fellowship ( www.uccf.org.uk ), onde foi presidente quatro vezes entre 1961 e 1982. Ele também atuou como capelão da rainha 1959-1991 e recebeu a rara honra de ser nomeado um capelão Extra em 1991.
 John Stott, muitas vezes lamentou o anti-intelectualismo aparente em alguns cristãos. Em contrapartida, ele salienta a necessidade, em suas palavras, "se relacionar a palavra antiga para o mundo moderno." Foi esta convicção que levou à sua fundação The London Institute for Contemporary Christianity ( www.licc.org.uk ) em 1982 para "oferecem cursos nas inter-relações entre fé, vida e missão de pensamento cristão leigos." Serviu como seu primeiro diretor e depois como presidente a partir de 1986.
As palavras-chave no meu pensamento são de "integração" e "penetração." Eu acho que os cristãos evangélicos, se se pode generalizar, não foram integradas, há uma tendência entre nós para excluir determinadas áreas de nossa vida desde o senhorio de Jesus, se Será a nossa vida empresarial e nosso trabalho, ou a nossa persuasão política. Esse tipo de integração é fundamental para a visão do Instituto, a segunda é a penetração do mundo secular pelos cristãos integrados, cujo evangelho será um evangelho mais integrado. 
David Edwards falou de John Stott pois, além de William Temple, "o clérigo mais influente na Igreja da Inglaterra" durante o século XX, e Alister McGrath tem sugerido que o crescimento do evangelicalismo Inglês pós-guerra foi atribuído mais do que John Stott qualquer outra pessoa. Influência Internacional Em 1970, a nomeação de Michael Baughen como vigário de Finados permitido John Stott viajar mais amplamente. Desde então, Dr. Stott foi capaz de gastar cerca de três meses a cada ano cumprindo palestras no exterior (com três meses mais gasto no Hookses, seu refúgio de escrita de Gales). Ele viajou regularmente para os Estados Unidos, e sua importância dentro da América do Norte evangelicalismo se refletiu em seu papel como expositor da Bíblia em seis ocasiões no triênio Convenção Missão Urbana Student organizadas por InterVarsity Christian Fellowship ( www.intervarsity.org ). Ligações John Stott com estudantes em todo o mundo foram reforçadas por seu líder de cerca de 50 missões da universidade, entre 1952 e 1977 na Grã-Bretanha, América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, África e Ásia, e ele foi vice-presidente da Sociedade Internacional de Estudantes Evangélicos ( www. ifesworld.org ) 1995-2003. Uma das grandes contribuições Dr. Stott para a evangelização do mundo foi através do 1974 Congresso Internacional sobre Evangelização Mundial realizado em Lausanne, na Suíça. John Stott atuou como presidente da comissão de elaboração do Pacto de Lausanne, um marco significativo no movimento evangélico. Como presidente da Teologia Lausanne e Grupo de Educação 1974-1981, ele contribuiu fortemente para a crescente compreensão evangélica da relação entre evangelização e ação social. Ele foi novamente presidente da comissão de elaboração do Manifesto de Manila, um documento produzido pelo segundo Congresso Internacional em 1989. compromisso John Stott para a renovação do evangelismo na Igreja Anglicana levaram a seu envolvimento na Irmandade Evangélica da Comunhão Anglicana ( EFAC); 1960-1981 ele foi secretário-geral honorário, e 1986-1990 ele atuou como seu Presidente. Seu desejo de fortalecer os laços entre teólogos evangélicos na Europa foi uma força fundamental na fundação da Sociedade do Europeu de Teólogos Evangélicos em 1977.
Dr. Stott teve um desejo especial para viajar para os países do mundo Maioria. Sua preocupação com os pobres do mundo levou a envolvimento em Tearfund ( www.tearfund.org ), que serviu como presidente de 1983-1997, e também em Armonia no México ( www.armoniamexico.info ) como patrono. Através de seu contato com os pastores no Mundo da Maioria, John Stott tornou-se cada vez mais convencido da necessidade de ajudar no fornecimento de livros e bolsas de estudo. Este trabalho tem tomado muito do seu tempo em anos mais recentes. Ele criou o Fundo de Literatura Evangélica, em 1971, financiado em grande parte por seu próprio livro royalties, a fim de enviar livros teológicos para pastores, professores e estudantes de teologia. Em 1974, um fundo de bolsas foi estabelecido (como parte da então recém-formado Langham Trust) para fornecer bolsas de estudo para intelectualmente capazes estudiosos evangélicos do Mundo Maioria de ganhar seu doutorado, e em seguida para retornar a seus países para ensinar em seminários teológicos. Trust Literatura Evangélica ea Fundação Langham já foram amalgamados na Parceria Internacional Langham, dirigido pelo Dr. Chris Wright; Dr. Stott continua a ser ativo como seu fundador-presidente.Langham Parceria Internacional inclui agora seis movimentos nacionais ( Austrália , Canadá , Hong Kong, China , Nova Zelândia , Reino Unido e Irlanda e EUA-John Stott Ministries ). Além disso, mais de uma dezena de Conselhos Regionais foram criados para que os líderes da Maioria Igreja Mundial pode fornecer uma visão e direção para o ministério Langham em seus países. Hoje três programas continuam os esforços que John Stott foi pioneira mais de 30 anos atrás. Scholars Langham , é dirigido por Steve Hardy, e fornece Ph.D. treinamento para até 100 líderes emergentes a cada ano para que eles possam servir em cargos de liderança em seminários, igrejas e outros ministérios em seus países de origem. Pieter Kwant dirige Langham Literatura , que permite que os líderes da igreja local para escrever e publicar livros necessários e distribui dezenas de milhares de livros para bibliotecas seminário, estudantes e pastores a cada ano. Langham Pregação é dirigido por Jonathan Lamb, e procura responder aos pedidos de lançamento bíblica movimentos pregando em países ao redor do mundo.
John Stott, ao falar sobre os comentários Langham Partnership International:

A igreja está crescendo em todos os lugares, é claro, ou quase todos os lugares, mas é muitas vezes o crescimento sem profundidade e estamos preocupados em superar essa falta de profundidade, esta superficialidade, lembrando que Deus quer que seu povo a crescer. Agora, se Deus quer que seu povo para crescer em maturidade, o que ele faz, e se eles crescem pela palavra de Deus, que eles fazem, e se a palavra de Deus vem a eles, principalmente através da pregação, que ele faz, então, questionar a lógica a fazer é como podemos ajudar a elevar os padrões de pregação bíblica? Os três ministérios da Parceria Langham são todos dedicados à mesma coisa - imediatamente ou, em última análise - para elevar os padrões de pregação através de livros, através de bolsas e através de seminários Langham Pregação.

Talvez a maior contribuição John Stott internacional tem sido através de sua escrita, que é caracterizada como sendo clara, equilibrada, baseada na Bíblia e intelectualmente rigoroso. A carreira de John Stott escrita começou em 1954 quando ele foi convidado a escrever o bispo do livro anual de Londres Quaresma. Cinquenta anos depois, ele escreveu mais de 40 títulos e centenas de artigos e outras contribuições à literatura cristã.
trabalho mais conhecido de John Stott, Cristianismo Básico , vendeu dois milhões de cópias e foi traduzido em mais de 60 idiomas. Outros títulos incluem a Cruz de Cristo, Entender a Bíblia, O Contemporâneo Verdade, cristão evangélico, problemas enfrentados por cristãos de hoje, O Cristo Incomparável , oito volumes de A Bíblia fala hoje série de exposições Novo Testamento e, mais recentemente Porque eu sou cristão . Uma bibliografia completa de seu trabalho foi compilado por Timothy Dudley-Smith, em 1995.
Tais saída de uma prodigiosa literária tem sido ajudado pela incomum auto-disciplina eo apoio generoso de Frances Whitehead, sua secretária por quase 50 anos. John Stott nunca se casou, embora de acordo com sua biografia ele chegou próximo a ele em duas ocasiões, e ele reconhece que, com a responsabilidade de uma família que ele nunca poderia ter escrito, viajou e ministrou na maneira que ele tem.
Para todas as realizações do seu ministério, Dr. Stott mantém seus interesses vocacionais com paixão excepcional. Desde tenra idade, ele tem sido um observador de aves afiado e fotógrafo, tendo os seus binóculos e câmera com ele em todas as suas viagens. Ele tem visto em torno de 2.700 do mundo, 9.000 espécies de aves; seu livro The Birds nossos professores , ilustrada com suas próprias fotografias, foi publicado em 1999. John Stott incentiva todos os cristãos a se interessar por alguma forma de história natural e tem sido um forte apoiante da A Rocha: Cristãos na Conservação ( www.arocha.org .) desde a sua criação, em 1983,Billy Graham chama John Stott "a mais respeitada clérigo no mundo hoje ", e John Pollock descreveu-o como" na verdade o líder teológico do evangelismo mundial "biógrafo de John Stott, Timothy Dudley-Smith, escreve.:

Para aqueles que conhecem e encontrá-lo, respeito e afeto caminham lado a lado. O mundo está perdido figura na amizade pessoal, desarmando interesse, não fingida humildade e uma pitada de humor travesso e charme. Pelo contrário, ele pensa de si mesmo, como todos os cristãos devem, mas poucos de nós conseguir, simplesmente como uma criança amada por um Pai celestial, um indigno servo de seu amigo e mestre, Jesus Cristo, um pecador salvo pela graça para a glória e louvor de Deus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário