domingo, 23 de junho de 2013

O Livro de Rute






Eis aqui um peça com quatro personagens.
A personagem numero m é uma prostituta. 
A personagem número dois é o filhos dela. Na ocasião  em que o conhecemos, ele é rico,  poderoso e solteiro. ( Cogitamos se o seu celibato tem algo a ver com o fato de ser filho de uma prostituta.)
A personagem número três é um viúva estrangeira numa cultura tribal. Tudo nela é diferente. Fala com sotaque. Usa um nome diferente. Come alimentos diferentes. Tem  um jeito diferente. Sua única amiga é a sogra, que por coincidência  também é viúva, e é:
A personagem número quatro. Ela é mais velha que a primeira viúva. Idosa demais  para ter filhos. Quando o seu marido e os dois filhos morreram, ficou só, e tinha apenas uma estrangeira por amiga.Quatro pessoas. Todas rejeitadas. Todas sozinhas. Quatro fios esgarçados no fundo de um cesto de tricô. Deixados ali, à espera  da revista do Tecelão Superior. Mas Ele não os descarta.
Ele os apanha  e os tece juntos.
O resultado? O filho solteirão da prostituta encontra a viúva estrangerira, que deixara a pátria para acompanhar a sogra,  que o reconhece como um parente e insiste com a nora para  que se lhe mostre acessível, Ela o faz,  os dois se casam, e o solteirão agora tem uma esposa __ a jovem viúva tem um marido, e a viúva idosa tem um neto, e temos uma história de amor providencial.
Esta é a história de Rute.
Você reconhecerá como a viúva jovem. A mais velha chama-se Noemi. Boas é o filho da prostituta. E a prostituta? Bem , ela não é mencionada  neste livro, mas é citada, entre outras passagens, no evangelho de Matesus.
Leia Mateus 01:05. Vá em frente, esperarei por você.Viu só? Salmom era o pai de Boaz, e a mãe de Boaz era Raabe.
Quem teria imaginado? Uma meretriz na árvore genealógica de Jesus.
Mas esse tipo de coisa acontece na Bíblia. Nãos nos alegramos que seja assim?  Não nos  alegra que o Tecelão Superior tenha em seus planos um lugar para cada um de nós?

O autor do livro de Rute, no entanto, é um mistério. A tradução judaica diz que foi Samuel; outros afirmam ter sido Esdras. Ninguém sabe ao certo. Foi escrito na época dos juízes, entre  1375 e 1050 a.C

Tópicos Chave:

Rute é intensamente leal a sua sogra Noemi. Lealdade
Por causa de sua lealdade, Rute mudou -se para as terras de Judá e casou-se com um judeu .
Obede nasceu de Rute, e é um antepassado de Davi e de Jesus Cristo.

Versículo chave

" Disse, porém, Rute. Não me instes para  que te deixe e me afaste de ti; porque aonde  quer que tu fores, irei eu e , onde quer que pousares a noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu DEUS é o meu DEUS." (RUTE 01:16)

Este livro divide-se em quatro partes, que resumem-se em;

I. Rute e Noemi 1:1-22
II. Rute e Boaz 2:1-23
III. Os Planos de Noemi 3:1-18
IV. O Casamento 4:01-22

Nenhum comentário:

Postar um comentário