sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sobre o Livro do Profeta Naum

Lembra-se do valentão do playground da escola? Ele era grande , rude e gostava de empurrar as crianças. Todos tinham medo dele (até mesmo alguns dos professores, você achava) _ ele parecia invencível. Mas durante os anos seguintes, os outros meninos cresceram mais que ele_ maiores, mais forte, mais rápidos. Então o valentão não parecia tão durão ou assustador como antes.
A Assíria era o valentão do Oriente Médio, a conquistadora de muitas nações, incluindo Israel. O poder desta nação, destacado por Nínive sua capital era admirável e esmagador. Orgulhosa e desafiadora, a Assíria saqueava, oprimia e matava suas vítimas.
Então surge Naum, o profeta.
Naum proclamou o juízo de DEUS sobre este povo orgulhos e impiedoso, exclamando que a poderosa Assíria seria totalmente destruída. Sua profecia foi cumprida dentro de cinqüenta anos.l
Este livro oferece um forte testemunho do poder e da  justiça de DEUS, que são supremos_ Ele chama todas as pessoas para que vivam sob o seu governo: nações, cidades, pais, valentões da vizinhança... e você.
Talvez você não tenha que se lembrar de um valentão. Pode haver um em seu mundo hoje. Uma dívida imensa; uma culpa incômoda; um patrão mandão. Se houver, lembre-se do que Naum anunciou  há milhares de anos. O seu pai é maior do que qualquer valentão.

Tópicos chaves

DEUS advertiu Niníve através de Jonas. Suas advertências não devem ser ignoradas.

DEUS é mais poderos do que qualquer nação ou poder mundial.

Aqueles que ignoram as advertências de DEUS sofrerão as consequências.

Versículo Chave

O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. Na 1:7

O livro dividi-se em três partes:

I. A Misericordia e o Juízo de DEUS  1:1-15

II. A Destruição de Nínive 2:1-13

III. A Causa e a Inevitabilidade da Destruição  3:1-19 


Nenhum comentário:

Postar um comentário