quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sobre o livro de Gênesis

 

Lá está você! Um adolescente na casa de seus avós. Embora  o incomode, você fica. Afinal, é uma dessas coisas de família!
Senta-se polidamente, e age como se estivesse ouvindo seus avós e parentes conversarem. Então  sua avó diz algo  que lhe chama  a atenção. Ela refere-se a seu bisavô e à viagem que ele fizera à América, vindo da "velha pátria."
- O quê?! - Indaga você.

A vovó sorri, sabendo que, em algum momento, todos indagamos sobre nossas origens. E lá está você querendo saber das suas.
 Ela desfia a história de sua família fugida de uma perseguição e estabelecendo-se na Virgínia oriental. Depois, o convida a entrar no quarto dela, onde abre uma grande arca que se acha os pés da  cama e que você conhece tão bem. Um cheiro de  cedro e naftalina enche o ambiente.
- Achei que você gostaria de ver isto!

Explica ela, entregando-lhe um retrato em preto e branco numa grande moldura de nogueira.

- É o seu bisavô.

A única coisa mais dura que o colarinho dele é a expressão em seu rosto.

-Este é o pai dele.

Ela lhe mostra outra fotografia. A de um caubói usando um chapéu de aba larga, montado num cavalo. l

Peça por peça, a arca conta a história de sua família, Logo, você se acha perdido no assoalho , coberto por velhos vestidos de casamento, álbuns  de fotografia, diplomas e sapatinhos de bebê cor de bronze. E antes que você parta, descobre-se dono de algo precioso: uma herança. Uma linhagem. Um começo. Uma origem.

Você sabe que é parte de uma árvore genealógica. Você não é um açude isolado, mas preto de um rio, serpeando por um grande cânion.

Ao  partir, você  é uma pessoa mais rica. Saber de onde você veio diz muito sobre aonde você vai.

Talvez seja por isto que o primeiro  livro da Bíblia é um livro de começos. DEUS quer  que saibamos de onde viermos. Saber isto nos ensinará muito sobre o lugar para onde estamos indo.

. Num ato supremo de criatividade , DEUS criou do nada o céu e a terra.
. O pecado  entrou no mundo por causa das escolhas erradas do primeiros seres humanos.
. No Jardim do Éden, DEUS pôs em ação um plano para a nossa redenção.
. DEUS fez um pacto com Abraão, prometendo abençoá-lo e fazer deu-lhe uma bênção para todos os povos. Jesus é o cumprimento desta promessa.

Versículo chave
"No princípio criou DEUS os céus e a Terra." (Gn 1:1)

I. O começo do mundo 1:1-11:32
II. Abraão 12:1-25:34
III. Isaque e Jacó 26:1-36:43
IV. José e seus irmãos 37:1-50:26