domingo, 23 de dezembro de 2012

57 - AS FUNÇÕES DOS SERES VIVENTES





A Bíblia nos fala sobre esses seres e suas funções. Eles estão continuamente dando honras e louvores a Deus. Juntamente com os vinte e quatro anciãos, adorar o Se­nhor é a sua principal ocupação:

"E os quatro seres viventes... não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: 'Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir.'

Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e de­positarão as suas coroas diante do trono, proclamando:

'Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coi­sas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas'."

(Apocalipse 4:8-11)

"E [os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos] entoavam novo cântico, dizendo: 'Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os se­los, porque foste morto e com o teu sangue com­praste para Deus os que procedem de toda tri­bo, língua, povo e nação e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra."

(Apocalipse 5:9-10)

"Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz: 'Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor'

Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo:

'Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos.'

E os quatro seres viventes respondiam:

'Amém.!'

Também os anciãos prostraram-se e adoraram."

(Apocalipse 5:11-14)

"Todos os anjos estavam de pé rodeando o tro­no, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adora­ram a Deus, dizendo:

'Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!'"

(Apocalipse 7:11-12)

"Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres vi­ventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: 'Amém! Aleluia!'

Saiu uma voz do trono, exclamando:

'Dai louvores ao nosso Deus, todos os seus ser­vos, os que o temeis, os pequenos e os grandes'.

Então, ouvi uma como voz de numerosa multidão, como de muitas águas e como de fortes trovões, dizendo:

'Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, o Todo-Poderoso.'"

(Apocalipse 19:4-6)

Outras funções dos seres viventes estão também es­critas no Apocalipse:

"E, quando tomou o livro, os quatro seres viven­tes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos."

"Vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos e ouvi um dos quatro seres viventes dizendo, como se fosse voz de trovão: 'Vem'!" (Apocalipse 6:1)

"E os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e res­plandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro. Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cóle­ra de Deus, que vive pelos séculos dos séculos. O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cum­prissem os sete flagelos dos sete anjos."
(Apocalipse 15:6-8)

Eu vi uma inumerável multidão de anjos quando começaram a adorar o Senhor. Vi e participei da inesque­cível cena quando os anciãos se ajuntaram a eles. Eu tam­bém me juntei a eles na adoração ao Rei, ao mesmo tem­po em que pensei: "Oh, como é glorioso ver o poder do Deus todo-poderoso!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário